scorecardresearch ghost pixel



Feriado de Corpus Christi: economize combustível e deixe a viagem mais barata

Trabalhadores estão animados com o feriado de Corpus Christi. Alguns até planejam pegar a estrada, contudo muitos estão preocupados com a alta da gasolina e buscam formas de economizar.



Boa parte dos trabalhadores brasileiros estão aguardando ansiosamente pelo fim do expediente desta quarta-feira para preparar as malas, pegar a estrada e aproveitar o feriado de Corpus Christi, data religiosa em homenagem ao Sacramento da Eucaristia.

Leia mais: Pânico! Gasolina se aproxima dos R$ 6 e deixa motoristas em alerta

Com a chegada do dia, a população se prepara para aproveitar o merecido descanso colocando o pé na estrada, mas muitos se preocupam em desfrutar a viagem com economia e buscam formas de gastar menos com combustível, já que essa é uma das principais despesas. Confira algumas estratégias.

Levantamento realizado em março desse ano pelo Índice de Preços Ticket Log (IPTL) apontou que o preço da gasolina subiu 9%, deixando o combustível mais caro em todas as regiões do país. Até o mês de maio, o aumento ficou acima da inflação.

Apesar de o valor pesar no bolso dos consumidores, muito preferem continuar aproveitando o feriado pegando estradas para visitar a família ou descansar longe da cidade grande.

Quais estratégias adotar para gastar menos com combustível?

Para manter as viagens mais econômicas, uma fintech de tecnologia e pagamento de débitos veiculares, Zapay, separou uma série de abordagens que podem contribuir com o objetivo de economizar. A primeira delas é manter a manutenção do carro em dia. Além de garantir a segurança de todos, deixar o carro em boas condições é uma boa estratégia para que ele consuma de forma correta, uma vez que problemas mecânicos podem influenciar a questão.

Por esse motivo, realizar o processo de revisão antes de começar a viagem é indispensável tanto para a segurança quanto para o bolso do condutor. Agora, durante o trajeto, algumas medidas podem ser adotadas para garantir a economia, como dispensar o uso de ar-condicionado e manter uma velocidade constante ao dirigir, evitando acelerar ou frear bruscamente.

Há diversos estudos que mostram que essas práticas podem influenciar no consumo. Dirigir com uma velocidade estável, por exemplo, pode reduzir o consumo em 33%, enquanto usar o ar-condicionado constantemente durante o passeio pode aumentar o consumo em 10%. Além disso, até mesmo o trajeto escolhido pode influenciar na questão da economia de combustível.

A recomendação é buscar por uma rota sem muitos semáforos e com um tráfego mais suave para não enfrentar engarrafamentos. Mais uma abordagem é carregar somente o necessário, já que veículos pesados consomem mais.

Por fim, muitos ficam na dúvida ao adotar algum aditivo para melhorar o desempenho do motor. Especialistas indicam a importância de procurar um mecânico para entender se usar determinado produto é vantajoso ou não.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário