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‘Ih, errei. E agora?’: saiba se é possível cancelar um PIX em andamento

Por ser uma opção de transferência bancária rápida e prática, muitos brasileiros podem cometer erros, então ficam na dúvida: é possível corrigir esse envio?



É provável que você já tenha visto na internet casos a respeito de usuários que fazem ou recebem uma transferência PIX com uma quantia alta por engano, não é mesmo? Isso pode acontecer por causa da própria ferramenta, muito querida entre os brasileiros, que oferece praticidade e agilidade, uma vez que o mecanismo é instantâneo.

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É graças a essa característica que muitos brasileiros acabam realizando transferências por engano e, apesar de esse ser um dos tipos de serviços bancários mais usados nacionalmente, muitos ainda têm dúvida quando o assunto é buscar pelo cancelamento. Afinal, é possível cancelar um PIX? Veja mais detalhes ao longo do texto.

Segundo informações do portal Uol, em boa parte dos casos, essa possibilidade de cancelar não está liberada para ser feita. Apesar disso, há algumas situações nas quais é possível contar com essa opção. Para quem cometeu algum engano ao enviar o dinheiro, a alternativa é entrar em contato com quem recebeu para solicitar a devolução. As informações do recebedor podem ser vistas com o próprio banco do usuário, ao apresentar o comprovante.

Agora, para contestar um PIX , as situações que se enquadram são fraudes e golpes ou alguma falha do sistema do banco. Assim, o usuário poderá buscar pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED), um recurso do Banco Central que possibilita que as instituições façam a devolução, caso a pessoa tenha sido vítima de golpe, por exemplo.

Vale mencionar que, para solicitar o MED, é preciso ter o boletim de ocorrência em mãos. Também precisa entrar em contato com o banco, pois assim,será feita uma avaliação para indicar se o mecanismo poderá ser aplicado ao caso.

O que fazer, caso o PIX tenha sido feito por um equívoco?

Como mencionado, a orientação é entrar em contato com a pessoa que recebeu, uma vez que o cancelamento não é possível nesses casos, mas se essa iniciativa do consumidor não gerar o resultado esperado, ou seja, a devolução, a segunda medida que pode ser feita é registrar um boletim de ocorrência.

Desta forma, a pessoa poderá pedir auxílio da Justiça para receber a devolução.

No caso do agendamento, é possível cancelar?

Nessa situação, o cancelamento é viável. Para isso, o processo é simples. Basta apertar na opção disponível nos aplicativos de cada instituição financeira. A operação também pode ser reprogramada.




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