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MEI pode ser cobrado por transações para a conta pessoal; o que fazer para evitar?

Microempreendedor individual deve aprender a separar as finanças pessoais das de seu negócio para evitar prejuízos.



O microempreendedor individual (MEI) é uma figura jurídica criada para facilitar a formação de pequenos negócios no Brasil e garantir alguns direitos aos seus donos. Entretanto, quem opta por se enquadrar deve aprender a fazer a diferenciação entre a pessoa jurídica e pessoa física.

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Quando as finanças se misturam, o problema pode aparecer. A priori, a conta bancária da empresa deve ser utilizada exclusivamente em transações financeiras do negócio, enquanto a conta pessoa física deve reunir as operações pessoais do empreendedor.

Deixar de manter essa organização pode ligar o sinal de alerta da Receita Federal e acabar gerando grandes prejuízos. Entenda mais a seguir.

Organização evita problemas com a Receita

A Receita Federal é o órgão para o qual a empresa deve reportar seus ganhos anuais, assim como a pessoa física faz por meio da declaração do Imposto de Renda. Entretanto, se o MEI movimenta com frequência valores de sua conta jurídica para a pessoal, o órgão pode entender que algo está errado.

Isso também ocorre quando o empreendedor utiliza o saldo da conta pessoal para pagar fornecedores e comprar materiais, por exemplo.

O problema nesses casos é que a categoria MEI possui um limite anual de rendimento, hoje de R$ 81 mil. Ao misturar os gastos, o Fisco não consegue apurar com clareza se a empresa está ou não dentro do limite, gerando desconfianças sobre as informações prestadas na sua declaração anual de ganhos.

Além disso, misturar as finanças pode atrapalhar a saúde financeira do negócio, já que fica mais difícil saber quanto a empresa está faturando e para onde foi o dinheiro.

Como se organizar melhor

O MEI que não quer acabar sendo investigado pela Receita Federal deve seguir as seguintes dicas para manter as finanças separadas e organizadas:

  1. Abrir uma conta jurídica e manter todas as contas da empresa nela;
  2. Guardar documentos, como recibos de vendas e notas fiscais;
  3. Ter um livro caixa para as contas da empresa.
  4. Fazer outro controle para as contas pessoais, como uma planilha no computador.




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