scorecardresearch ghost pixel



Por que não dá mais para tirar a bateria do celular? 3 boas razões para isso

Entenda a motivação por trás da escolha das fabricantes de celulares modernos em trocar o modelo de bateria removível para as permanentes.



A bateria dos celulares é um componente primordialmente para o funcionamento dos dispositivos eletrônicos. Naturalmente, na medida que o tempo passa, ela fica desgastada. Como resultado, o rendimento do aparelho é prejudicado. Qual a explicação por trás da tendência das baterias não-removíveis?

Veja também: Quem tem celular Android PRECISA ativar a função que economiza bateria

Por que as fabricantes de celulares modernos não usam mais baterias removíveis?

Na hora de comprar um dispositivo eletrônico, é provável que você já tenha visto um aviso, na parte de trás, escrito “bateria não removível”.

Pois é! A maioria dos celulares modernos não permitem a troca da bateria. A popularidade das baterias não-removíveis começou depois da Apple adotar o modelo.

Anteriormente, os usuários faziam a compra do componente e encaixavam no dispositivo. Qualquer usuário comum conseguia conduzir sem grandes problemas.

Porém, o hábito ficou no esquecimento. Falaremos das vantagens para entender melhor!

Designs leves

Em relação às baterias removíveis, elas precisam estar acompanhadas de um estojo de plástico para evitar possíveis danos, especialmente quando ela não se encontra conectada aos aparelhos.

Logo, o aparelho fica mais volumoso e pesado. A solução dos fabricantes, para modificar o design do aparelho e deixar ele menos pesado, foi a instalação da bateria permanente.

Proteção a bateria

Nos últimos anos, percebemos uma melhoria significativa nos smartphones. Os preços foram subindo enquanto os usuários desejam ter uma maior durabilidade e proteção — até mesmo para valer o investimento. Portanto, os fabricantes de smartphones optam por selar a caixa externa para tornar os seus componentes, assim como o hardware, mais protegidos.

Melhoria na capacidade da bateria

Mediante a implementação das baterias de íon-lítio e polímero de lítio, os celulares foram tunados. O desenvolvimento deste material permite que os celulares durem o dia todo na maioria dos exemplares modernos.

Como resultado, não é mais preciso que os usuários tenham que trocar com recorrência.

Qual é o melhor momento para trocar a minha bateria ou de aparelho?

A troca de bateria pode chegar a custar um preço não tão agradável aos olhos do consumidor. Além de ser um processo complicado de ser efetuado, é caro.

Independentemente da sua escolha de trocar a bateria ou o aparelho, a ocorrência destas condições são ruins em qualquer contexto:

  • Duração da bateria afetada
  • Bateria visivelmente estufada ou inchada
  • Problemas no desempenho
  • Demora para carregar

Lembre que as baterias de íon-lítio costumam ter uma vida útil de 2 a 3 anos. Logo, é quase que inevitável ter alguns sinais de desgaste quando dentro desta faixa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário