scorecardresearch ghost pixel



5 dicas de como reutilizar a grama cortada do jardim; a 4ª é surpreendente

Você decidiu cortar a grama em excesso e não sabe o que fazer com as sobras? Conheça as melhores maneiras de reutilizar esse tipo de matéria orgânica.



Na hora de cuidar do jardim, uma das etapas mais importantes é remover áreas que estão prejudicando o crescimento das plantas. Nesse sentido, as atividades ligadas ao processo de podar são obrigatórias. Isso garante que todas as espécies tenham um ambiente saudável e possam captar luz do sol sem dificuldade. Contudo, sempre sobre uma quantidade que pode ser reutilizada de diversas formas.

Veja também: O perigo mora ao lado: 6 plantas tóxicas que estão no seu jardim; cuidado!

Como reutilizar a grama que você cortou no jardim

1. Manter a grama cortada no próprio solo

A grama que foi cortada ainda retém nutrientes importantes, como fósforo, nitrogênio e potássio. Esses elementos continuam beneficiando outras plantas enquanto ocorre a decomposição. Portanto, após o corte, espalhe de maneira uniforme todas as aparas que sobraram, buscando nutrir a terra.

2. Usar como substrato de compostagem

Não é difícil fazer um bom composto orgânico com restos do gramado, basta misturar metade de matéria verde e outra parte igual de adubo marrom. Para quem tem composteira o reaproveitamento é ainda mais simples. Adicione no reservatório e misture todos os ingredientes, incorporando suas vitaminas e minerais.

3. Proteger cercas vivas de ervas daninhas

Sabe aquelas ervas daninhas que acabam com a plantação de várias hortaliças e flores? Livre-se delas colocando um pouco de mato cortado ao redor dessas barreiras que acabam atraindo plantas indesejadas. Esse método evita que as sementes se espalhem rapidamente pelo local, prejudicando o ecossistema.

4. Melhorar a cama de animais em sítios

Se você conhece alguém que tem coelho, hamster, galinha e outros animais de estimação que precisam de feno, transforme a sua grama em caminha. Deixe os resíduos desidratando no sol por dois dias e pronto! Agora os cuidadores conseguem colocar o material nos criadouros, deixando-o mais confortável.

5. Potencializar o efeito do fertilizante

Em um recipiente, coloque um terço de água e complete com restos de grama, cobrindo com um pano limpo. É preciso deixar na sombra para que o fertilizante fique fermentando, aumentando seu nível de nitrogênio. Esse adubo natural fortalece o solo e permite que você economize em versões artificiais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário