Afinal, é mito? Esquentar os alimentos NÃO é uma prática saudável

Comer alimentos requentados pode prejudicar a sua saúde, dependendo do armazenamento e da forma de esquentar.



Comer alimentos frescos e preparados na hora pode ser um desafio para a maioria das pessoas cuja rotina é corrida no dia a dia. Comer uma comida requentada pode ser um risco para a saúde! É preciso estar atento aos métodos de armazenamento de alguns alimentos e também se você utiliza micro-ondas ou fogão para esquentá-los novamente.

Leia mais: Cuidado ao requentar certos alimentos; você pode passar por apuros

Como requentar os seus alimentos?

Para entender melhor sobre a contaminação de comida requentada, nós explicaremos logo abaixo alguns cuidados que devem ser tomados a partir de hoje.

A melhor forma de preparar a comida

Primeiramente, nós devemos sempre estar atentos à forma como preparamos as nossas refeições. E para isso, é preciso sempre manter, tanto o ambiente quanto os utensílios de cozinha, muito bem higienizados. Além disso, é fundamental sempre checar a data de validade e o estado atual do alimento antes de preparar a comida.

Com isso, você pode preparar tudo, pois estará livre possível de uma infecção por fungos e bactérias.

Guardar refeições na geladeira e congelador

Para minimizar os riscos de haver impureza durante o processo de armazenamento dos alimentos, é preciso ficar atento a alguns cuidados. Se você for consumir determinada coisa em até quatro dias, pode armazená-la na geladeira. Claro, é preciso esperar que isso esfrie em temperatura ambiente, não passando de duas horas fora do refrigerador.

Caso queira um maior tempo de armazenamento, o congelador é uma ótima opção para manter as propriedades naturais dos alimentos e ainda evitar alta contaminação de microrganismos. Para isso, você deve seguir os mesmos passos já mencionados, ou seja, esperar a comida esfriar em temperatura ambiente para, em seguida, resfriar por mais um tempo na geladeira. Por fim, você pode colocar no congelador.

Como esquentar novamente 

Para conseguir evitar ao máximo a contaminação cruzada e a perda de nutrientes dos alimentos, é preciso saber a melhor forma de esquentá-los novamente após o período em que ele ficou guardado. Dessa forma, é indicado evitar ao máximo requentar a sua comida no micro-ondas, uma vez que o eletrodoméstico esquenta de forma desigual.

Caso não saiba, isso aumenta as chances de haver uma proliferação de bactérias.

Sendo assim, a melhor opção é usar o forno para esquentar a comida.

Além disso, é importante evitar usar pratos e utensílios de plástico, então opte sempre por recipientes de vidro ou cerâmica para prevenir o aquecimento de plásticos e panelas contendo metais pesados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário