scorecardresearch ghost pixel



ALERTA! 2 ciclones atingirão ESTADO e tempo mudará nos próximos dias

Defesa Civil emitiu alerta por causa de dois ciclones que chegam à região Sul nos próximos dias. Confira a previsão.



Dois ciclones extratropicais estão se aproximando do Litoral Sul do Brasil, o que deve resultar em mudanças significativas no clima de Santa Catarina nos próximos dias. Por conta disso, a Defesa Civil emitiu alerta para chuvas intensas e risco de ressaca, principalmente nas cidades costeiras.

Leia também: El Niño pode durar até o fim do ano com os efeitos mais intensos em 70 anos

O primeiro ciclone está previsto para o domingo (9), após se formar no mar ao sul de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. A expectativa é de chuva moderada com acumulação de 40 a 50 mm, começando no domingo pela manhã e afetando principalmente a região extremo sul do litoral.

O segundo ciclone deve se formar entre segunda-feira (10) e terça-feira (11). Segundo a Defesa Civil, ele trará chuvas, rajadas de vento intensas e risco de ressaca e mar agitado.

Devido à formação do ciclone na região entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai, a maior influência será sentida nos ventos ao longo da costa e na agitação do mar, com possibilidade de ressacas e inundações costeiras.

Defesa civil monitora região por conta dos dois ciclones

A Defesa Civil informou que equipes de meteorologistas estão monitorando de perto a previsão e o comportamento dos sistemas que afetarão o estado. A equipe também está avaliando a evolução das previsões desses sistemas.

Para esta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), a Epagri/Ciram prevê sol em todo o estado. No entanto, no final da tarde de sexta-feira, pode haver chuvas isoladas na região do Planalto Sul e Litoral Sul.

Já para o sábado (8), a previsão é de chuva ao longo do dia na maioria das regiões, devido à passagem de uma frente fria, além de queda nas temperaturas devido à chegada de uma massa de ar frio.

Ciclones são comuns no Brasil?

Ciclones são fenômenos que se caracterizam por uma baixa pressão central e ventos intensos que giram em sentido horário ou anti-horário, dependendo do hemisfério. No Brasil, os ciclones mais comuns são os extratropicais, como esses de Santa Catarina, que se formam nas latitudes médias e afetam principalmente a região sul do país.

Apesar de estarem chegando no inverno, quando são mais comuns, esses ciclones podem ocorrer em qualquer época do ano. Eles podem provocar chuvas fortes, rajadas de vento, queda de temperatura e ressaca no mar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário