Preparem as cobertas e os guarda-chuvas para o final de semana! No Sul do país, a frente fria que estava de passagem pelo litoral gaúcho, se espalha para todo o Rio Grande do Sul, levando chuvas torrenciais para diversos pontos do estado. Mas atenção: há também risco de queda de granizo, ventanias e deslizamentos, conforme anunciado pela Defesa Civil do estado.
Leia também: Imposto de Renda: veja como descobrir se você está devendo alguma declaração
Com o deslocamento da frente fria pela região, as chuvas também devem chegar ao litoral catarinense ao longo do dia e durante o final de semana. Já no Paraná, as condições devem acometer o estado durante o sábado (8). Contudo, as chuvas serão de leve a moderada, acompanhadas de queda de temperatura.
No Sudeste, o clima deverá se manter firme durante esta sexta e sábado, começando a mudar no domingo (9). Assim, as temperaturas ainda irão subir durante o dia, porém o domingo deve contar com chuvas e as temperaturas máximas devem despencar, no mínimo, cinco graus em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Tempo seco segue no centro do país
Por outro lado, a massa de ar seco que predomina a região central do país permanece, porém, cada vez menor. Assim, o fim de semana no Centro-Oeste será quente e seco, com alertas para o risco de queimadas no Cerrado. Vale ressaltar que essa é a região que concentra a maior parte dos focos de incêndio em matas de todo o país, principalmente durante a época de seca.
No Norte e no Nordeste, as chuvas seguem fortes, ficando ainda mais intensas no final de semana. Desse modo, as chuvas são esperadas ao longo do dia desde o litoral nordestino, passando pelo Maranhão, Pará e atingindo o Acre. Em contrapartida, algumas áreas do interior do Norte e do Nordeste ainda contam com temperaturas altas, com máximas ultrapassando os 32ºC.
Atenção: ciclone no final de semana
A previsão do tempo indicou que um ciclone extratropical deve se formar ainda neste fim de semana em parte do país, causando grandes danos na região Sul. Segundo as previsões, as rajadas de vento podem chegar a 80km/h, além de chuvas que podem atingir os 100 mm em grande parte do território gaúcho.
Dessa forma, a condição começa a se formar nesta sexta durante o período da tarde, já sendo capaz de causar grandes tempestades. Ao longo do sábado, o ciclone se movimenta em direção a Santa Catarina. Com isso, pode haver agitação marítima, com ondas entre 4 e 5m em alto mar, e também alagamentos e falta de energia ao longo do final de semana.