Para manter a saúde em dia, é imprescindível que haja uma nutrição adequada. Para isso, é necessário realizar uma alimentação diversa e dar preferência aos alimentos naturais, fazendo jus ao ditado “desembalar menos e descascar mais”. Assim, é possível priorizar aqueles ricos em vitaminas e que, consequentemente, vão aumentar a imunidade.
Leia mais: Espinhas, calvície e mais: 7 sintomas assustadores da falta de vitaminas no corpo
As vitaminas presentes em determinados alimentos contribuem para a manutenção dos sistemas de defesa do organismo, o que as tornam essenciais no combate a doenças, como a gripe. Outras de suas funções estão relacionadas à regeneração de tecidos e regulação do metabolismo.
Embora esses ricos alimentos sejam tão importantes, a maioria desses benefícios não são sintetizados pelo próprio organismo, com exceção da vitamina D, que é produzida por meio da exposição do corpo ao sol, e a vitamina B12, que mais precisamente pode ser produzida por bactérias do nosso intestino.
Tendo em vista a importância desses nutrientes para o nosso organismo, veja a seguir as principais vitaminas e demais elementos essenciais no combate e prevenção da gripe, resfriado e outras doenças respiratórias.
Vitamina C
Um antioxidante fundamental para regulação do sistema, atua principalmente no combate aos radicais livres.
L-Taurina
Este aminoácido é igualmente essencial no combate aos radicais livres, além disso, também tem função energética.
Vitamina A
Fundamental para integridade das mucosas, como a do trato respiratório, da mesma forma em que atua na produção e na atividade das células imunes, como os linfócitos T e B, cruciais para o combate a infecções.
Ômega 3
O ômega-3 é um tipo de ácido graxo poli-insaturado, importante no combate a infecções e no suporte ao sistema imunológico. Os seus principais benefícios estão associados à redução da inflamação, proteção das membranas celulares e estímulo às respostas imunológicas.
Selênio
O selênio é um composto importante que faz parte das principais enzimas responsáveis pela regulação da imunidade. Tem ação antioxidante e atua na produção de citocinas, essenciais na comunicação entre as células do sistema de defesa do organismo.