scorecardresearch ghost pixel



Barraco nos céus: por que as brigas em aviões cresceram 92% no Brasil?

Apenas nos primeiros três meses de 2023, a bordo de aeronaves, foram registrados 114 episódios de conflitos entre passageiros.



As redes sociais têm sido palco frequente de barracos entre passageiros dentro de aviões, que se tornaram cada vez mais comuns e chamam a atenção do público. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), houve um expressivo aumento nos desentendimentos a bordo.

Leia mais: Se for viajar de avião pela manhã, a dica é não tomar banho antes do voo

Apenas nos três primeiros meses de 2023, foram registrados 114 casos, o que significa mais de um episódio por dia. No ano passado, os incidentes alcançaram níveis alarmantes, atingindo um recorde de 585 conflitos, representando um aumento de 92,4% em relação a 2019, quando ocorreram 304 casos.

Comportamento agressivo e ameaças

Cerca de um quarto das confusões dentro das aeronaves envolvem comportamento agressivo dos passageiros, incluindo agressões físicas e ameaças, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Uma situação notória ocorreu em um voo da Gol, onde duas famílias se envolveram em uma briga após um desentendimento sobre troca de assentos. Tapas, arranhões, puxões de cabelo e xingamentos foram trocados entre os envolvidos.

Dentro da perspectiva de especialistas, o aumento das ocorrências turbulentas em aeronaves é o desfecho de uma combinação de fatores que culmina em explosões de violência. Segundo a psicóloga Ana Streit, mestre em Psicologia e Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), as pessoas estão enfrentando uma sobrecarga maior, o que resulta em níveis elevados de estresse e dificuldades para lidar com situações desconfortáveis. Ela explica que:
Por conta de uma inabilidade no momento de buscarem seus direitos ou expressarem suas necessidades, as pessoas acabam passando do ponto. Somando a falta de habilidade social e a sobrecarga de estresse, vemos essa reatividade exacerbada.
Conforme a psicóloga Luana Menezes, especialista em psiquiatria e psicanálise da infância e adolescência pela UFRJ, o ambiente confinado e apertado de uma aeronave pode exercer uma influência inconsciente:
Simbolicamente o avião representa confinamento e falta de controle da situação, e isso gera nível alto de ansiedade e estresse para alguns. Aspectos esses vivenciados exatamente durante o período de isolamento na pandemia. Pode ser que inconscientemente estar num lugar assim reduza o nível de tolerância à frustração.

Máscaras, pandemia e eleições

Os casos de brigas não se restringem ao Brasil. Vídeos de conflitos em aviões circulam na internet em diversos países. A expectativa era que, após a pandemia e as eleições presidenciais, a situação se acalmasse, mas os problemas ainda persistem. A obrigatoriedade do uso de máscaras gerava muitos conflitos, já que alguns passageiros se recusavam a utilizá-las durante o voo.

As discussões a bordo não afetam apenas os envolvidos, mas também os demais passageiros e o funcionamento dos voos. É fundamental buscar a paz e a harmonia durante as viagens, lembrando que um momento de estresse não justifica transtornos para todos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário