scorecardresearch ghost pixel



Carros seminovos ficarão mais baratos com o fim do programa do governo?

Plataforma realiza um levantamento para descobrir o que esperar dos preços dos seminovos a partir de agora.



O programa de incentivo ao carro popular realizado pelo governo federal não impactou apenas o mercado de veículos novos, mas também de seminovos e usados. Para descobrir se o fim da iniciativa pode provocar uma redução nos preços dos bens que já tiveram um dono, a Mobiauto realizou uma pesquisa.

Leia mais: Mudança na Placa Mercosul pode pegar muitos motoristas de SURPRESA

O levantamento feito pela plataforma investigou se os carros seminovos vão ficar mais baratos agora que o programa acabou, seguindo a tendência vista durante a duração dos descontos.

Encerrado no dia 7 de julho, o projeto do governo garantiu descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil em carros novos com valor de até R$ 120 mil. O bônus foi possível com a redução transitória de PIS e Cofins para as montadoras, que também ofereceram reduções próprias para melhorar a oferta.

Segundo dados oficiais, mais de 125 mil veículos foram vendidos no período. Além disso, foram liberados R$ 650 milhões dos R$ 800 milhões previstos em descontos, sendo que o restante será usado para compensar a perda de arrecadação em impostos.

Mercado automotivo

Segundo a pesquisa da Mobiauto, o preço dos carros populares seminovos caiu 5,13% de maio para junho, quando começaram os descontos nos novos. Contudo, como a redução acabou, será que os valores voltaram ao “normal”?

O levantamento feito com anos/modelos 2022 e 2023 mostra que não. Os preços continuam levemente mais baixos do que antes do programa.

“Apuramos os preços desses seminovos na primeira quinzena de junho e repetimos a pesquisa no mesmo período de julho. Registramos nova queda de 0,75% na média, o que indica, na prática, estabilidade. Ou seja: o carro zero km voltou a subir, mas nem todos os seminovos conseguiram acompanhar”, detalha o consultor automotivo e CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr.

Segundo o especialista, o movimento de queda costuma ser mais rápido do que o que de alta, que normalmente ocorre quando os preços dos novos são reajustados.

Variação de preço

Os dados da Mobiauto também mostram que carros com motor 1.0 mais caros e modelos que campeões de vendas, como Onix e do HB20, “ganharam preços imediatamente, em um mês”. Já os modelos que mais perderam valor são aqueles com preço médio mais baixo.

“Preço de carro se define pela média dos modelos à venda. Sempre há alguns clientes que têm maior urgência na venda e acabam ‘queimando’ o carro com valores mais baixos, mesmo que o vetor de preços indique alta. Isso torna o aumento nas cotações de seminovos sempre um processo mais moroso”, completa.

Veja as variações na tabela abaixo:

Fonte: Mobiauto




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário