scorecardresearch ghost pixel



De queijos a M&M’s: 8 alimentos proibidos pelo mundo e os motivos bizarros

Algumas comidas são consideradas perigosas em determinadas regiões e até o chiclete foi parar nessa lista. Confira os alimentos e bebidas proibidos.



De acordo com a legislação de um país, é possível banir ou impor restrições sobre determinados produtos alimentícios. Nesse caso, existem vários fatores ligados a essas leis, como regulamentação sanitária, cultura e outras polêmicas. Será que você teria coragem de comer ou beber iguarias exóticas? Confira a lista de aperitivos que foram proibidos em diversos lugares e entenda o motivo.

Veja também: 7 alimentos para passar longe no café da manhã de hotéis, segundo médico

Os alimentos e bebidas mais proibidos do mundo

1. Queijo Casu Marzu

O Queijo Casu Marzu é um alimento proibido em muitos países devido à sua produção incomum. Originário da Sardenha, na Itália, esse queijo é infestado de larvas de insetos como piolhos durante a fermentação.

2. Carne de baiacu

O Peixe Fugu ou Baiacu é um peixe delicado e venenoso que é consumido no Japão. No entanto, a União Europeia proíbe a venda e o consumo, pelas toxinas encontradas em suas vísceras, que podem ser fatais se não forem removidas.

3. Foie Gras

A proteína do Foie gras é um produto feito a partir do fígado hipertrofiado de gansos ou patos. É considerado uma iguaria em muitos lugares, mas é proibido em países como Austrália, Argentina, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha, dada a controvérsia na alimentação forçada dos animais.

4. Chocolates M&M’s

Na Suécia, certas variedades de M&M’s foram proibidas, evitando a concorrência com confeitos locais. Sendo assim, o objetivo do governo foi proteger sua produção nacional de doces, afastando a Mars, responsável pelo chocolate.

5. Chicletes de todos os tipos

Cingapura proíbe a venda e o consumo de chicletes em seu território. Isso se deve a restrições relacionadas à higiene e ao cuidado ambiental, uma vez que a má disposição de chicletes pode causar problemas de limpeza.

6. Barbatanas de tubarão

A comercialização de barbatanas de tubarão é proibida em muitos países devido à prática de “finning”, na qual as barbatanas são cortadas e o resto do tubarão é descartado. Essa prática é considerada cruel e contribui para o declínio das populações de tubarões em todo o mundo.

7. Pássaro Ortolan

O Ortolan é um pequeno pássaro migratório considerado uma iguaria na França. No entanto, seu consumo é proibido graças à preocupação com a conservação da espécie, que enfrenta declínio populacional.

8. Absinto

O Absinto é uma bebida alcoólica com alto teor de álcool e que contém uma substância chamada tujona, que pode ser tóxica em altas doses. Por isso, países como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos proíbem ou impõem restrições. No Brasil, a bebida só pode ser comercializada se tiver índice alcoólico inferior a 54%.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário