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‘Dedo de Deus’: macete ajuda motoristas da Uber, mas empresa é contra

Viralizou nas redes sociais um truque irregular de um motorista parceiro da Uber para melhorar taxa de aceitação no app.



Um vídeo tem ganhado atenção nas redes sociais por mostrar um motorista do aplicativo Uber utilizando uma gambiarra para evitar que sua taxa de aceitação seja prejudicada. O truque irregular envolve uma vassourinha com uma caneta touchscreen acoplada.

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Foto: Reprodução / Instagram @marceloforadacurva

Na gambiarra, a vassoura e a caneta ficam ligadas ao cabo, apoiada no próprio suporte de celular. Dessa forma, quando uma corrida aparece na tela, a caneta pressiona o botão de aceitar a chamada, sem que o motorista precise usar o próprio dedo.

Esse esquema, conhecido como ‘dedo de Deus’, tem como objetivo garantir que a taxa de aceitação do motorista não seja prejudicada. No entanto, essa prática é proibida e passível de banimento, já que vai contra os termos da plataforma.

Truque irregular visa aumentar taxa de aceitação

A chamada taxa de aceitação da Uber indica o percentual de solicitações de viagens que o motorista aceitou. Uma taxa baixa pode resultar na redução de corridas encaminhadas ou na diminuição de chamadas com valores mais altos. A plataforma também menciona a “não elegibilidade para participar de promoções exclusivas” como consequência.

O funcionamento do truque consiste em manter o dedo (ou a caneta touchscreen) pressionando a tela, fazendo com que a plataforma acredite que o motorista aceitou o pedido, mesmo sem realizar efetivamente a corrida. Isso cria uma brecha para burlar o sistema.

Nos comentários do vídeo, há um motorista que defende o uso dessa estratégia, alegando que ela beneficia os passageiros. Segundo ele, o truque evita que motoristas aceitem a corrida e depois não a realizem, esperando que o passageiro cancele e fique com o ônus da taxa de cancelamento.

A Uber, por sua vez, afirma em seu site que ficar online sem a intenção de aceitar viagens atrapalha o bom funcionamento da plataforma, prejudicando tanto os outros motoristas (que demoram mais para receber novas solicitações) quanto os usuários (que enfrentam maior demora para encontrar um motorista). Uma baixa taxa de aceitação pode resultar na não elegibilidade para promoções exclusivas.

Para manter taxas elevadas, a plataforma sugere que os motoristas verifiquem se o som do dispositivo está ligado para não perder solicitações, fiquem offline quando não puderem ou não quiserem realizar viagens e evitem cancelar viagens seguidamente, pois o sistema pode entender isso como um risco para a integridade da conta e fazer o logout por segurança.

Quanto à taxa de cancelamento quando o passageiro percebe que o motorista não chegou, a Uber afirma que há duas formas de evitar uma cobrança injusta: se o motorista demorar muito mais do que o esperado para chegar ou se a Uber detectar que o motorista está se deslocando pouco até o local de partida.




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