É possível estornar compra em cartão ou PIX feita por uma criança?

Relato de mãe viralizou no Twitter após contar que filho de 10 anos fez compras em jogos que alcançaram R$ 28 mil. Como reverter a ação da criança?



Você já deve ter visto vários relatos de pais falando sobre como uma criança pequena foi capaz de fazer dívidas altas no cartão de crédito com jogos online ou coisa do tipo, certo? Esses episódios costumam acontecer de tempos em tempos, mas o relato da mãe de uma criança bem esperta no Twitter viralizou devido à sua reação curiosa.

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Criança usou o cartão sem autorização

A publicação chamou atenção quando a mulher contou que seu filho de 10 anos usou o cartão de crédito e gastou R$ 28 mil em jogos. E o que fez o relato viralizar foi o termo usado por ela para dar nome ao castigo: Serasa Kids. No Twitter, ela detalha que conversou com o filho, e que o menino vai pagar a dívida.

“Acordamos que ele vai me devolver quando estiver trabalhando, e lembro isso a ele todos os dias”, postou.

Apesar de a situação ter divertido os internautas, a dúvida que ficou é: dá para cancelar uma compra quando esta é feita por um filho menor de idade? Confira a resposta ao longo do texto.

O que é possível fazer nesta situação?

O termo ficou em alta na rede social depois que a mãe contou como lidou com a situação e destacou que, tanto ela como o filho, esperam que a dívida seja esquecida: “Hoje, ele me perguntou com quantos anos um idoso começa a esquecer as coisas”, declarou. O relato gerou tantos comentários divertidos quanto críticas.

De toda forma, o que pode ser feito para solucionar o problema e até evitá-lo?

Uma das primeiras alternativas que os pais pensam em usar é o cancelamento da compra, mas o processo pode ser complicado e difícil de ser revertido, especialmente se a compra foi feita com o uso da senha. Em reportagem da Uol, o educador financeiro Thiago Martello explica que, em alguns casos, o dinheiro pode ser recuperado, mas se pessoa registrar a situação na ouvidoria do banco e também no Banco Central.

É preciso contar o ocorrido com muitos detalhes para que a instituição financeira avalie a possibilidade de estorno, visto que, em situações como essa, o banco não teria responsabilidade alguma. Mas é importante destacar a chance de cancelamento em dois contextos: compras online e nas feitas com o PIX.

No primeiro, o consumidor tem o direito ao arrependimento em até sete dias. Desse modo, o cliente pode solicitar o dinheiro de volta ao devolver o produto. Já no PIX, a única opção de cancelamento disponível é por meio do PIX agendado, uma vez que essa operação pode ser anulada antes o dinheiro seja enviado.

E como evitar surpresas?

Além de manter as contas protegidas, uma alternativa importante é restringir o uso feito pelas crianças. Martello orienta ter um celular somente para acessar os aplicativos bancários ou que o jovem tenha um somente dela.

Vale também ressaltar que não compartilhar senhas, deixar os aplicativos em pastas seguras e limitar os valores das transações é fundamental. Outro recurso que também pode ajudar é manter a notificação de pagamento dos apps financeiros ativas, pois elas avisam sempre que uma compra é feita.

Esse acompanhamento é importante para identificar qualquer atividade que foge do esperado.




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