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O que é? Bluesky, rede social, cresce após anúncio de restrição no Twitter

Usuários insatisfeitos procuraram a plataforma Bluesky, rede concorrente do Twitter e desenvolvida pelo cofundador da plataforma do passarinho azul.



No último final de semana, Elon Musk anunciou mais uma mudança no Twitter. Ele estabeleceu temporariamente um limite de posts que podem ser lidos pelos usuários. Esta e outras alterações empregadas anteriormente não agradaram tanto os internautas, logo alguns outros serviços, como Mastodon e o Koo, levaram vantagem com isso.

Leia mais: Usuários restritos! Musk anuncia limite de posts acessados no Twitter

Outra empresa que também está se beneficiando com a insatisfação dos usuários é a rede social Bluesky, que passou a ser bastante procurada depois do anúncio do dono do Twitter. Inclusive, ela teve que interromper a criação de novas contas por causa do alto fluxo. Afinal, que rede é essa? Veja os detalhes sobre ela ao longo do texto.

Como funciona a Bluesky?

A plataforma funciona de forma similar ao Twitter, mas a diferença está na maneira como ela foi desenvolvida, pois foi seguindo uma estrutura descentralizada. A rede social é diferente do Instagram e Facebook, administrados por uma empresa. A Bluesky permite a comunicação por meio do padrão AT Protocol, onde as pessoas crim as suas próprias redes. Já ouviu falar de algo assim? Pois é!

Para entender melhor, a Bluesky funciona de modo semelhante à plataforma do e-mail, onde é possível enviar mensagens de uma conta do Outlook para uma conta do Gmail sem problemas. Em comunicado, a empresa explica que o AT Protocol permite que os usuários se movam sem restrições entre os aplicativos.

Todo esse sistema foi elaborado, inicialmente, como um produto do próprio Twitter, mas em 2021, ele se tornou uma empresa independente. O serviço foi desenvolvido por Jack Dorsey, cofundador do Twitter, que agora atua como o criador e desenvolvedor da Bluesky.

A empresa rompeu com a rede do passarinho azul justamente por causa da gestão de Elon Musk.

Até fevereiro desse ano, o CEO da companhia, Jay Graber, disse em entrevista que a nova rede social tem 40 mil usuários, mas a ideia é expandir o sistema de convites. O aplicativo está disponível para iOS e Android, no entanto não está liberado para todos. Para fazer parte, é preciso se cadastrar em uma lista de espera.

A Forbes apontou que mais de um milhão de pessoas estão aguardando.

Além disso, para entrar, é preciso receber um convite de um amigo. Neste convite, há um código. Segundo a Reuters, os usuários recebem esse número a cada 15 dias.




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