Não se sentir feliz no trabalho é o motivo número um para 44% das pessoas que decidem sair de seus empregos, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Robert Half em parceria com a escola de inteligência emocional The School of Life Brasil.
Leia mais: Doenças mentais no trabalho: segundo estudo, números são alarmantes
Parece que as coisas estão mudando, já que a relação ruim com os chefes costumava liderar a lista de motivos para pedir demissão. “O que acontece é que, hoje, os profissionais estão mais conscientes e seguros para detalhar os próprios descontentamentos”, explica Maria Sartori, diretora associada da Robert Half.
Bons benefícios e salários não são suficientes
A pesquisa faz parte do Índice de Confiança Robert Half e ouviu mais de 1.300 pessoas, todas com mais de 25 anos e formação superior completa, em março de 2023.
Os resultados mostram que não basta oferecer bons benefícios e salário, é preciso também investir em planos de carreira e desenvolvimento profissional para reter talentos.
Para Diana Gabanyi, CEO da The School of Life, “queremos estar em uma empresa em que nos valorizem, com um bom ambiente e boas trocas. Mas precisamos, também, individualmente, sentir que temos uma razão para o que fazemos.”
Dê uma olhada nos principais motivos citados pelas pessoas que decidiram pedir demissão:
- Não me sentir feliz (44,12%)
- Querer novos desafios (42,65%)
- Falta de perspectiva de crescimento (33,82%)
- Não me sentir valorizado no trabalho (27,94%)
- Relação ruim com chefes antigos (19,12%)
- Busca por um salário maior (13,24%)
- Sonho de mudar de carreira (10,29%)
- Problemas com colegas de equipe antigos (7,35%)
- Busca por benefícios melhores (4,41%)
Esses resultados mostram como é importante para as empresas não só pensar na parte financeira, mas também em criar um ambiente de trabalho agradável, com oportunidades de crescimento e reconhecimento. Afinal, a felicidade no quesito profissional é um fator indispensável al para manter talentos motivados e para o sucesso de qualquer organização.