scorecardresearch ghost pixel



Doenças mentais no trabalho: segundo estudo, números são alarmantes

Priorizando o bem-estar dos colaboradores, descubra como as empresas podem enfrentar os desafios da saúde mental no trabalho.



A saúde mental dos funcionários tem se tornado uma preocupação crescente no ambiente de trabalho. O estresse, a sobrecarga e a falta de estrutura são alguns sinais de alerta. É crucial entender a distinção entre saúde mental debilitada e doença mental crônica.

Leia mais: Depressão, burnout e mais: como saber se um colega de trabalho precisa de ajuda?

Isso, porque da mesma forma que alguém pode apresentar uma articulação, como artrite, mas desfrutar de boa saúde física em geral, é possível ter uma saúde mental debilitada sem a presença de uma doença específica que impacte o desempenho profissional. De toda forma, é preciso ficar alerta.

Doenças mentais aumentaram com a pandemia

Em um estudo realizado por pesquisadores do Babson College, Universidade de Auburn e Universidade George Mason, foram revisados 556 artigos acadêmicos de diversas áreas para compreender o panorama atual sobre o tema. Atualmente, os riscos são altos, tanto para as empresas quanto para os colaboradores, com prejuízos financeiros de bilhões de dólares e perda de dias de trabalho.

A situação se tornou ainda mais desafiadora com a pandemia da Covid-19.

Antes do surto, um em cada seis colaboradores já enfrentava problemas de saúde mental. Agora, 75% dos funcionários relatam pelo menos um sintoma. A Organização Mundial da Saúde destaca que as taxas de depressão e ansiedade aumentaram em torno de 25% durante o período de quarentena.

Conhecimento é indispensável

Entender a importância da saúde psicológica é fundamental para as empresas, uma vez que quase 20% da população pode ser diagnosticada com algum transtorno ao longo da vida. Além disso, a maioria dos colaboradores pode enfrentar períodos de saúde mental comprometida ou ter familiares e amigos afetados por doenças relacionadas.

Apoiar os funcionários nessa situação é uma questão humana e também uma chave para o sucesso empresarial. Estudos mostram que as pessoas com transtornos mentais podem ter desempenho elevado em certas áreas.

Os gestores desempenham um papel crucial.

Eles devem compreender que os problemas relacionados a questões psicológicas se manifestam de formas diferentes e precisam criar um ambiente seguro e acolhedor para que todos possam falar sobre as dificuldades e desafios.

Adotar medidas preventivas também é recomendado. Oferecer flexibilidade, como o trabalho remoto e horários alternativos, contribui para o bem-estar dos colaboradores. Além disso, é importante desenvolver um ambiente saudável antes que os problemas se manifestem.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário