Dormir bem é fundamental para o funcionamento saudável do corpo e da mente. Cada pessoa tem uma necessidade diferente em relação ao sono, mas o que muitos desconsideram é que a idade é um fator que interfere bastante nesse processo e merece atenção. Veja qual é a quantidade de sono ideal para você, segundo a sua idade.
Leia mais: Baniu o celular à noite? Calma! Estes 5 aplicativos melhoram o seu sono
Não existe uma regra que vale para todas as pessoas. Todo mundo tem uma necessidade diferente quando falamos de sono. Algumas pessoas conseguem dormir por menos horas e são produtivas ao longo do dia, mas outras precisam de mais tempo na cama. Só que uma coisa é certa: os estudos definiram a média ideal para cada fase da vida.
Quantidade de sono ideal por idade
A recomendação principal é que os adultos tenham entre sete e nove horas de sono por noite. Já os adolescentes e as crianças, não. Todos eles precisam de mais horas de descanso. Você imaginava algo assim?
É por isso que muitos pais tentam definir uma rotina de sono para que os filhos consigam completar as horas necessárias, garantindo então uma boa qualidade de descanso, permitindo a completa restauração e reparação do corpo dos pequenos. Os ganhos são em energia e desempenho.
O sono também tem um papel fundamental na saúde mental e no emocional. A falta dele está associada aos distúrbios de humor, de ansiedade e até depressão. Quando dormimos, o nosso organismo consegue equilibrar melhor as emoções e consequentemente é capaz de melhorar o nosso humor e reduzir o estresse.
Se você está se perguntando qual é a quantidade de tempo que cada pessoa precisa dormir, confira abaixo o ideal conforme a idade:
- Adolescentes entre 14 e 17 anos: o ideal é dormir entre oito e dez horas por noite;
- Adultos jovens com idade entre 18 e 25 anos: o ideal é dormir entre sete e nove horas por noite;
- Adultos com idade entre 26 e 64 anos: o corpo precisa de pelo menos sete horas de sono e, no máximo, nove;
- Idosos acima de 65 anos: a recomendação é dormir entre sete e oito horas por noite, nem menos nem mais.