Se você é adepto às atividades físicas diárias, sabe o quanto pode ser cansativo ter que lavar as roupas de academia com frequência. De acordo com especialistas, as roupa de ginástica feitas com materiais orgânicos, como algodão e lã, são as melhores opções para serem usadas mais de uma vez sem lavar.
Leia mais: Resultado de academia: veja 6 exercícios ideais para fazer em casa
Esses materiais, presentes em tops esportivos, calças, camadas de base e moletons, não retêm muitas bactérias, tornando a lavagem frequente menos necessária. Com isso em mente, saiba quais são as roupas de academia que podem ser usadas mais de uma vez sem lavar!
Roupa de materiais sintéticos
O acúmulo de bactérias e seus efeitos na saúde da pele
As vestimentas feitas com materiais sintéticos, como poliéster e náilon, acumulam microrganismos, principalmente quando há suor em excesso. Esses materiais podem reter umidade e facilitar a proliferação de bactérias, o que não é ideal para a saúde da pele.
O suor, ao se misturar com a flora bacteriana natural da pele, propicia o acúmulo de microrganismos, que podem entrar nos poros abertos pela sudorese. Além disso, o ambiente úmido proporcionado pelas roupas suadas pode favorecer o desenvolvimento de fungos, especialmente em áreas propensas a infecções, como a virilha e sob os seios.
Cuidados essenciais
Segundo a dermatologista Susan Massick, é recomendado evitar reutilizar meias suadas ou sutiãs esportivos.
Essas peças íntimas podem causar problemas na pele, como erupções cutâneas, espinhas, coceira, queimação e manchas. Para evitar tais situações, é aconselhável ter várias peças em estoque e intercalá-las entre os treinos.
Quantas vezes é possível reutilizar as roupas?
A quantidade de vezes que é possível utilizar as roupas de academia sem lavar varia de acordo com o material e o nível de suor durante o exercício. Como regra geral, é recomendado utilizá-las, no máximo, duas vezes antes da lavagem. Caso haja dúvidas sobre a higiene da peça, é melhor optar pela lavagem para garantir a saúde da sua pele.
Portanto, escolher roupas de ginástica feitas com materiais orgânicos, como algodão e lã, pode ser uma opção interessante para quem busca praticidade na rotina de lavagem das peças de treino. Lembre-se de seguir as recomendações de higiene e sempre estar atento ao surgimento de qualquer desconforto ou irritação na pele.