scorecardresearch ghost pixel



Os perigos de se tomar café demais e tornar isso um vício

Pensando em reduzir ou eliminar por completo a cafeína? Atente-se aos sintomas comuns da abstinência desta substância.



Para boa parte dos brasileiros, a cafeína é indispensável. Como é de saber, ela é um estímulo para o nosso sistema nervoso central. Como resultado, ficamos mais alerta. Dado os seus efeitos, aqueles que precisam trabalhar de madrugada ou estudar algo, optam pela cafeína para ficarem mais tempo acordados. No entanto, o consumo pode ser tão frequente que alguns sinais podem ser percebidos.

Veja também: Para preparar o café da manhã perfeito, siga ESTAS dicas de Harvard

Abstinência de cafeína: sintomas comuns que você pode sentir

De antemão, é recomendável que tudo aquilo que interagimos, seja consumido moderadamente para que os usuários não sintam grandes efeitos. O mesmo serve com a cafeína, que pode incluir alguns sintomas para quem ingere demais.

Para o público adulto, especialistas apontam que o consumo diário de cafeína deve ser de, no máximo, 400 miligramas. Além disso, os consumidores podem sentir sintomas como: ansiedade, inquietação e insônia, para citar alguns.

Dito tudo isso, caso você esteja pensando em abandonar o café, vale considerar os seguintes sinais atribuídos a abstinência de café. Todas as informações foram retiradas do Healthline, um site americano focado em informações de saúde.

Cansaço

As bebidas com cafeína são uma ótima opção – desde que moderadas – para você ter energia necessária para enfrentar algo desafiador ou quando está se sentindo cansado.

Assim sendo, cortar esse hábito que te estimula tanto pode fazer com que você fique mais cansado e sinta uma baixa força de vontade. Para quem está reduzindo ou eliminando a cafeína, é uma reclamação recorrente.

Falta de cafeína traz irritabilidade

Prosseguindo, é comum perceber que bebedores regulares de cafeína só conseguem sentir-se bom após consumir o estimulante. Como eles estão acostumados com os efeitos de melhora do humor, a sua ausência ou redução pode ser a causadora dessa irritabilidade.

Em 2012, num estudo envolvendo 94 adultos dependentes de cafeína, 89% dos integrantes comentaram que, por mais que desejassem reduzir o consumo de cafeína, não obtiveram sucesso devido a sintomas de abstinência, como a irritabilidade.

Dor de cabeça é sintoma da falta de cafeína

A cafeína faz com que os vasos sanguíneos no nosso cérebro se contraiam, retardando o fluxo sanguíneo. É dito que, uma vez que o consumo de cafeína causa o estreitamento dos vasos sanguíneos, interromper ou reduzir a ingestão faz com que os vasos sanguíneos se abram e aumente o fluxo sanguíneo no cérebro.

Portanto, essa mudança repentina no fluxo sanguíneo pode causar dores de cabeça.

Falta de atenção

Por fim, a falta de concentração. Como já sabemos, a cafeína é popular devido seus efeitos fornecidos após o consumo. A cafeína melhora a concentração devido ao aumento de níveis de certos neurotransmissores e hormônios.

Nessa linha de raciocínio, a eliminação gradual do café pode afetar negativamente a sua capacidade de foco em algumas pessoas. É importante ressaltar que os efeitos podem ser sentidos diferentemente conforme a pessoa e a quantidade de cafeína que ela estava acostumada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário