scorecardresearch ghost pixel



Ótimas para iluminar as ruas, as lâmpadas de LED carregam um grande problema

As lâmpadas de LED provavelmente estão presentes na rua da sua casa, mas existem alguns riscos que têm preocupado instituições públicas ao redor do mundo.



Embora as lâmpadas de LED sejam mais eficientes em termos de consumo de energia, recentemente foram apontados malefícios do seu uso. Nesse caso, a principal crítica está ligada à iluminação que vem afetando o céu. Nos últimos anos, o excesso de claridade bloqueou metade da visão das estrelas. Além do aspecto visual, é necessário lembrar do impacto ambiental devido à poluição.

Veja também: Vilões da conta de luz! 7 eletrodomésticos que gastam muita energia elétrica

Qual o problema das lâmpadas LED nas ruas?

Em Chelan, no condado de Washington, as noites não são mais as mesmas há quase 10 anos. É possível observar um clarão que deixa a atmosfera nublada, escondendo a vista que atraía turistas nos Estados Unidos.

As luzes irradiadas pelos LEDs começaram a impactar negativamente a região, com efeitos que não eram esperados. Acreditava-se até então, que esse método era sustentável em relação aos materiais utilizados anteriormente.

Entenda como funciona a poluição luminosa

A poluição luminosa é causada pelo excesso de luz artificial que é emitida para o céu ou áreas distantes. Quanto às lâmpadas de LED nas ruas, muitas vezes elas não são direcionadas corretamente, espalhando luz em várias direções.

Essas luzes se irradiam em todos os ângulos e isso prejudica a observação astronômica realizada em diversos postos. Portanto, ninguém consegue enxergar o universo como ele realmente é considerando essa interferência.

Infelizmente, essa tecnologia tem uma série de impactos negativos, que contemplam o meio ambiente. A presença de luz azul perturba o comportamento de animais noturnos e afeta negativamente a qualidade do sono humano.

LED: a falta de estrelas e problemas de saúde

A intensidade e a temperatura de cor da luz emitida pelas lâmpadas LED podem afetar a visibilidade do céu noturno. Parece decepcionante que as estrelas tenham ficado escondidas, ofuscadas pela luminosidade de ruas, painéis e estádios.

Além disso, provoca problemas de saúde, como distúrbios do sono, cansaço visual, dores de cabeça e impacto no ritmo circadiano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário