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Por que carro voador e não helicóptero? Entenda a nova aposta da Embraer

Embora se pareça com um helicóptero, eVTOL produzido pela Embraer é pensado como um veículo para transporte urbano.



Muita gente ainda se lembra de assistir desenhos animados e filmes com carros voadores e pensar “esse futuro ainda está muito distante”. Mas essa pode não ser a realidade, já que a Embraer e a Eve anunciaram a produção de carros voadores no Brasil a partir de 2024.

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As duas maiores produtoras desse tipo de veículo já reuniram nada menos que 2,8 mil pedidos de compradores ao redor do mundo, mas ainda existem algumas dúvidas. Afinal de contas, por que o eVTOL é considerado um carro voador, e não helicóptero elétrico?

Helicóptero ou carro voador?

O nome oficial do produto é eVTOL (Electric Vertical Take-Off and Landing), que significa “veículos elétricos de decolagem e pouso vertical”. O termo descreve sua capacidade de decolar e pousar verticalmente, sem precisar de uma pista.

Apesar disso, visualmente ele é muito mais semelhante a um helicóptero do que a um carro. Entretanto, a semelhança com os automóveis está no conceito, já que a nova geração de veículos de transporte pessoal está sendo criada para promover a locomoção urbana.

A ideia é utilizar tecnologia avançada para acabar com o trânsito caótico das grandes cidades, promovendo a evolução dos carros muito mais do que das aeronaves.

Além disso, o eVTOLs serão mais eficientes, sustentáveis e silenciosos que os helicópteros, oferecendo um voo mais estável, seguro e com menos ruído. Outra diferenciação importante é que o veículo está sendo criado para realizar percursos curtos de 20 minutos, entre 16 e 48 km.

Produção nacional

A fábrica do eVTOL será instalada dentro da unidade da Embraer que já existe Taubaté (SP). Segundo a Eve Air Mobility, o local tem fácil acesso por estar próximo a rodovias e uma linha ferroviária.

O carro voador da Eve tem uma autonomia de 100 quilômetros e faz bem menos ruído. A ideia é que ele seja usado como um táxi ou veículo de aplicativo, e não como um automóvel para transporte individual.

A produção terá início ainda no segundo semestre de 2023 e os testes estão previstos para 2024. A Voar Aviation, que encomendou centenas de unidades do eVTOL, informou que planeja atuar em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Vitória, Florianópolis, Camboriú, Fortaleza, Natal, Recife e Salvador, além de ter fechado acordo com países da Europa, Estados Unidos, Quênia, Singapura e outros.

A expectativa das empresas é que 23 mil carros voadores estejam operando ao redor do mundo até 2035.




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