scorecardresearch ghost pixel



Segredos do Google Chrome: 8 funções ‘ultrascretas’ que ninguem usa

Os “easter eggs” do buscador incluem mudanças no layout da página e até mesmo reprodução de sons de diferentes espécies de animais



Você provavelmente já jogou o “T-Rex Game” na aba do Google enquanto estava sem internet em seu dispositivo. Mas você sabia que existem outras diversas funções ocultas – e divertidas – do buscador?

Veja também: Supercomputador do Google: ele realiza uma tarefa que normalmente levaria 47 anos

De acordo com uma pesquisa da StatCounter, empresa de análise de tráfego da web, o Google Chrome ocupa o lugar mais alto do pódio no ranking de navegadores mais utilizados do mundo – cerca de 66,13% usuários.

Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem os truques secretos do Google. Abaixo, separamos uma lista com 8 “easter eggs” do navegador; confira!

1. Google Gravity (no “Estou com sorte”)

Digite “Google Gravity” no Google, aperte o botão “Estou com sorte” e veja a interface do navegador mudar completamente!

Essa função consiste em simular o que a força da gravidade faria na página de buscas, fazendo com que os elementos – como “Gmail” e “Youtube” – caiam na porção inferior da tela. É uma maneira divertida de entender esse fenômeno físico.

O interessante é que, mesmo depois da alteração completa do layout, os ícones ainda funcionam e você pode utilizá-lo normalmente!

2. Do a barrel roll

Em tradução livre do inglês, “do a barrel roll” significa “faça um ioiô”. Ao pesquisar este termo no Google, a interface do navegador irá girar em 360 graus duas vezes!

O comando foi criado em 2011, mas sua referência é lá de 1997, do jogo “Star Fox 64”. Nele, o jogador era instruído a fazer uma manobra de ioiô – o barrel roll.

3. Askew

Aviso: este termo pode incomodar os perfeccionistas!

Ao pesquisar “askew” – que, traduzido para o português significa “torto” – observe a interface do Google ficar levemente inclinada para a direita.

Se você quiser fazer uma pegadinha com alguém da família ou um amigo, pesquisar esse termo pode fazer com que eles pensem que há algo de errado com o navegador.

4. Anagrama

O anagrama é um jogo de palavras que consiste em um rearranjo de letras para formar outro vocábulo – “Roma”, por exemplo, é um anagrama de “amor”.

Se você pesquisar esse termo no Google, vai se deparar com “Você quis dizer”, que surge quando há erros de digitação. A função irá sugerir “ama angra”, ou seja, um anagrama da própria palavra “anagrama”. Mais uma função divertida do navegador para ensinar alguma coisa!

5. Google 1998

Os amantes de viagens no tempo agora podem descobrir como era o Google no ano em que foi lançado, em 1998.

Para visitar o passado, basta pesquisar “Google 1998” e clicar em “Estou com sorte”. Com essa função, o usuário pode testar como era o funcionamento do navegador naquela época. Todavia, é provável que você não consiga muitos resultados efetivos.

6. Cha Cha Slide

Lançada nos anos 2000, Cha Cha Slide é uma música do artista americano DJ Casper que ganhou popularidade devido à sua coreografia, com passos divertidos e fáceis de fazer.

Pesquisar o termo no Google e, em seguida, clicar no microfone ao lado do nome da música – e nos ícones seguintes – fará com que ela seja reproduzida de maneira interativa. Ou seja, quando o ícone de flecha para a esquerda aparece, será tocado o trecho “slide to the left”, e a interface do Google deslizará para a esquerda – como se estivesse dançando!

7. Sons de animais

Qual som o tamanduá faz?

Buscar “sons de animais” no Google fará com que apareça uma audioteca com os barulhos de mais de 50 espécies de animais. Além do recurso sonoro, também há uma ilustração de cada bichinho, ajudando na identificação de cada um.

8. Flip a Coin

Precisa decidir quem começará com a bola no jogo de futebol mas não tem uma moeda para isso? Deixa que o Google te ajuda!

Pesquisando “Flip a Coin” no Google, a página irá reproduzir a brincadeira “Cara ou Coroa”. Serve tanto como uma maneira de passar o tempo, quanto para ajudar na decisão de fatores – como nos esportes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário