Seu bolso vai chorar! Planos com apps ilimitados estão com os dias contados

Se você é cliente de um plano que conta com diversos aplicativos com uso de dados ilimitados, saiba que isso pode estar com os dias contados.



Se você possui um plano de celular daqueles que contam com “tudo incluso”, é melhor preparar o bolso depois de ler essa notícia. As operadoras de telefonia podem optar com acabar com os planos de dados que ofertam o Zero Rating, que é quando alguns aplicativos podem ser utilizados sem descontar da franquia de dados.

Leia mais: Evite gastos: ESTE truque desconhecido pode salvar a bateria do celular

De acordo com declarações dadas pelos executivos das principais operadoras do país, o formato de plano tem trazido diversos problemas para as empresas. As informações são do portal Minha Operadora. Afinal, o uso de dados nos aplicativos tem aumentado gradualmente com o passar dos anos, principalmente em apps como WhatsApp e Youtube.

Com isso, o problema tende a se agravar com o crescimento da 5G e dos serviços de streaming de vídeos e jogos. Além disso, o Zero Rating quebra também a neutralidade da rede, prevista pelo Marco Civil da Internet. Ao dar acesso gratuito a alguns aplicativos, as operadoras privilegiam essas empresas em detrimento das outras.

Qual o posicionamento das operadoras?

No caso da Vivo, a operadora oferta WhatsApp ilimitado para os planos pré e pós-pago. Já no Vivo Selfie Travel, o Waze e o Moovit também podem ser utilizados sem utilizar os dados da franquia. Em entrevista, o vice-presidente da operadora, Alex Salgado, informou que o Zero Rating não é o padrão da Vivo, com a oferta de aplicativos de uso ilimitado tendo diminuído nos últimos anos.

A Tim oferta opções de planos com WhatsApp e Messenger ilimitados, além do plano Tim Controle com o uso gratuito de Instagram, Facebook e Twitter. No entanto, o diretor de receitas da Tim, Fábio Avellar, informou que a empresa possui a necessidade de aumentar suas fontes de faturamento.

Por fim, a Claro também oferta uma grande variedade de aplicativos sem consumir os dados dos consumidores, principalmente nos planos Claro Pós mais caros. Dessa forma, os clientes podem usar TikTok, WhatsApp, Instagram e outros. Além disso, a operadora oferta também 200 GB exclusivos para o uso em serviços de streaming, como Netflix e HBO Max. Porém, o presidente da operadora, José Felix, afirmou que o Zero Rating “é um erro”, mas com concerto possível.

O que os consumidores devem esperar?

Mesmo com a declaração dos executivos das operadoras, as mudanças não irão ocorrer de uma hora pra outra, visto que essa atitude traria problemas com os órgãos de defesa do consumidor. Dessa forma, precisamos esperar novas movimentações das operadoras em relação ao assunto para descobrir quais serão as atitudes tomadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário