scorecardresearch ghost pixel



Tem o pé pesado? Novo radar será o pesadelo dos motoristas apressados

Um novo radar, já testado em São Paulo, consegue medir a velocidade média de um carro na estrada. Você seria multado?



Um novo radar, já testado em São Paulo, tem tudo para pegar os motoristas mais apressadinhos nas estradas brasileiras. Isso porque esse novo tipo equipamento verifica a média de velocidade do veículo em vez de apenas registrar a velocidade instantânea.

Leia também: Olha a multa! Novos radares podem fiscalizar velocidade ainda mais longe

Para fazer isso, ele mede o tempo que o carro leva entre um radar e outro, cruzando as informações para detectar se o motorista excedeu o limite de velocidade permitido.

Esses radares utilizam uma tecnologia baseada no efeito Doppler, monitorando um elemento de massa por até 50 metros antes e depois de sua passagem. Além de medir a velocidade, eles também registram infrações como mudanças de faixa proibidas, paradas na faixa de pedestres e outras violações que podem resultar em multas e pontos na carteira de motorista.

Adoção do novo radar está em avaliação

Desde 2012, diferentes instrumentos de fiscalização que avaliam a média de velocidade têm sido testados. Em um teste realizado em São Paulo em 2015, foi constatado que a média de velocidade acima do limite permitido era sete vezes maior do que a dos motoristas que passaram rapidamente pelo radar.

No entanto, a aplicação de multas por velocidade média ainda está em debate pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Atualmente, a regulamentação vigente não prevê esse tipo de critério para fiscalização.

A Resolução nº 798 do Contran, de 2 de setembro de 2020, define os critérios e requisitos para a fiscalização de velocidade dos veículos. Além disso, antes desse tipo de multa virar uma realidade, os equipamentos precisam passar pela homologação de órgãos competentes, como o Inmetro, para só depois poderem ser instalados nas ruas. Não é algo para agora, portanto, mas é bem possível que seja uma realidade em um futuro próximo.

Você se daria bem com esse tipo de radar se ele virasse uma realidade nas nossas estradas?




Voltar ao topo

Deixe um comentário