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URGENTE! Anvisa proíbe a venda de sal da marca Carrefour; entenda o caso

Em decisão publicada na quarta-feira (5), Anvisa impede venda de sal da marca Carrefour por ESTE motivo. Entenda o caso.



A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a venda de sal da marca Carrefour, do lote 22992, deve ser imediatamente parada. A partir do posicionamento o sal do Carrefour deste lote não pode mais ser vendido, distribuído, fabricado ou utilizado no país.

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A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (5). De acordo com a agência reguladora, o sal não atende ao teor mínimo de iodo exigido por lei. O iodo é adicionado ao sal para prevenir doenças como o bócio, que causa o aumento do tamanho da tireoide, uma glândula localizada no pescoço.

Em nota enviada ao iG Economia, o Carrefour informou que solicitou imediatamente a retirada do lote de sal das lojas e que realiza análises regulares em todos os seus produtos de marca própria.

A empresa afirmou que o produto em questão foi testado em maio deste ano e, na ocasião, as amostras analisadas estavam dentro dos padrões estabelecidos pela Anvisa.

Confira o posicionamento do Carrefour sobre a proibição da venda de sal da sua marca

“Informamos que realizamos análises recorrentes em todos os nossos produtos de marca própria. O produto citado foi testado em maio deste ano, e, na ocasião, as amostras analisadas estavam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa.

Reforçamos ainda que solicitamos imediatamente a retirada do produto do lote 22992 em todas as lojas que o mesmo encontra-se disponível e que estamos em contato com o fornecedor para apurar o fato”, afirmou a empresa em nota.

No Brasil, a Anvisa é o órgão responsável por regular e fiscalizar os produtos que afetam a saúde da população, como alimentos, medicamentos, cosméticos e saneantes. Um desses produtos é o sal, que tem um papel importante na nutrição, mas também pode trazer riscos se consumido em excesso.

Por isso, a Anvisa estabelece limites mínimos e máximos de iodo e de sódio no sal comercializado no Brasil, além de exigir informações claras e precisas nos rótulos.




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