scorecardresearch ghost pixel



A verdade sobre a capinha do celular que pode deixar muitos chocados

Descubra quando é preciso tirar a capinha do seu celular e se essa atitude é mesmo necessário para proteger o aparelho de danos.



Carregar um celular sem remover a capinha de proteção é uma prática comum. Contudo, surge a dúvida se isso pode prejudicar o aparelho ou não. Sobre este assunto, é preciso separar o mito da verdade e discutir qual é o tipo de capa mais indicado para manter o seu dispositivo seguro.

Veja também: Fim do mistério: deixar o celular carregando a noite danifica a bateria?

Será que você faz certo ao carregar o celular sem tirar a capinha ou não, é preciso tirar o protetor para fazer o carregamento adequado? Entenda como isso pode afetar o funcionamento do aparelho.

Mito ou verdade: devo tirar a capinha para carregar o celular?

Verdadeiro. Na maioria dos casos, carregar um celular com a capinha de proteção não prejudica o aparelho. As capinhas são projetadas para se encaixar precisamente no dispositivo, permitindo acesso fácil aos botões e portas, incluindo o conector de carregamento.

Porém, em algumas situações, capinhas muito grossas ou inadequadas podem gerar um acúmulo de calor, o que pode afetar o desempenho da bateria e do processador. Por isso, o recomendado é sempre tirar o acessório na hora do carregamento.

Tipo de capinha de celular mais indicado; veja qual é

Preste atenção no tipo de material: o tipo de capinha mais indicado para uso durante o carregamento é aquela feita de materiais adequados, como silicone, TPU (poliuretano termoplástico) ou outros materiais flexíveis. Esses materiais não costumam reter calor excessivo, permitindo que o aparelho dissipe o calor gerado durante o carregamento.

Cuidado com materiais térmicos: capinhas feitas de materiais termicamente isolantes, como couro grosso, metal ou plástico rígido, podem reter calor e interferir na capacidade do celular de dissipar esse calor adequadamente. Isso pode levar a um aumento da temperatura interna do aparelho, potencialmente prejudicando a bateria e outros componentes.

Veja como evitar problemas

Durante o carregamento, é aconselhável monitorar a temperatura do seu celular. Se notar que ele está ficando excessivamente quente ao toque, considere remover a capinha temporariamente.

Carregar o celular em superfícies planas e não-condutoras, como uma mesa ou bancada, também ajuda a dissipar o calor gerado durante o carregamento.

Se estiver usando um carregador sem fio, é aconselhável remover capinhas muito espessas ou duras. Isso porque que elas podem afetar a eficiência do carregamento sem fio.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário