scorecardresearch ghost pixel



Alimento fácil de achar no mercado pode combater o câncer, diz estudo

Substâncias presentes na batata demonstraram eficiência no combate de células cancerígenas. Entenda o que os resultados demonstraram até o momento.



Pesquisadores da Universidade Adam Mickiewicz, em Poznan, fizeram uma descoberta interessante. Segundo as informações apresentadas em Frontiers in Pharmacology, algumas substâncias da batata apresentaram efeitos positivos para a saúde. Na verdade, os produtos pesquisados demonstraram interesse médico no combate ao câncer.

Veja também: 3 alimentos para incluir no almoço e que queimam gordura mais rápido

Foram consideradas várias evidências no estudo apontado. Os glicoalcaloides, presentes em boa parte da batata e em outros vegetais, como berinjela e tomates. Conforme a pesquisa, as substâncias podem ser usadas em fármacos que combatem efeitos colaterais de tratamentos atuais empregados na rede de saúde.

No entanto, essa foi uma das motivações para a pesquisa, já que foram encontrados outros subprodutos da batata que surpreenderam nos resultados.

Batatas

 

Batata como força no combate ao câncer

Na pesquisa, os cientistas encontraram 5 glicoalcaloides na batata que podem ser utilizados no combate ao câncer. São eles: solanina, chaconina, solasonina, solamargina e tomatina.

Dentre as substâncias, a solanina funciona de modo a impedir que alguns subprodutos cancerígenos se transformem em carcinógenos dentro do organismo. Mais do que isso, em pequenas doses, a solanina foi capaz de matar células de leucemia no corpo.

Por sua vez a chocanina, mostrou potencial para tratar a sepse, já que ela já era conhecida como uma anti-inflamatório natural. A solamargina também atua contra células cancerígenas presentes no fígado.
Por fim, a tomatina também demonstrou eficiência em neutralizar células cancerígenas presentes no organismo humano.

Novas pesquisas

Os resultados do estudo acendem uma luz no final do túnel para vários cientistas que estudam meios de combate vários tipos de câncer. O melhor de tudo é que a eficiência da batata pode ser testada de várias maneiras e em nas pesquisas que ainda podem ser desenvolvidas.

Vale destacar que as informações não significam que comer batata fará com que diagnósticos de câncer sejam revertidos. O tratamento médico adequado é o melhor caminho para cuidar da saúde, prevenir e tratar situações que envolvam a doença.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário