scorecardresearch ghost pixel



Beba, mas fique sabendo: 3 fatos únicos e curiosidades sobre cerveja

Siga explorando curiosidades e fatos até mesmo históricos sobre a cerveja.



Ela é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo. E como é de se esperar, ao longo da sua história, diversos fatos curiosos sobre a cerveja foram se acumulando e vieram à tona. Conhece alguns? Se é um amante de cerveja, confira agora algumas características que talvez você não sabia sobre ela.

Leia mais: É tudo mito! As 4 piores ‘verdades’ sem cabimento a respeito da cerveja

Descobrindo a cerveja: fatos curiosos

Antiga e sagrada

Embora a cerveja esteja difundida por todo o planeta e tenha principal uso em festas e comemorações na contemporaneidade, a sua origem é muito mais antiga e sagrada. Segundo alguns pesquisadores, a origem da cerveja foi datada a 4.000 a.C. pelos antigos sumérios. Por eles, ela era considerada um presente divino de Ninkasi, a deusa da bebida, da cerveja e do álcool nas antigas culturas mesopotâmicas.

Diversidade de grãos

Embora a produção padrão da cerveja seja composta por cevada, lúpulo e água, algumas marcas variam nos ingredientes tradicionais. Especialmente utilizando grãos diferentes, como trigo, centeio e aveia, o que resulta em sabores únicos. Outros ingredientes que podem ser adicionados durante a fabricação são as frutas, ervas e especiarias. Elas fornecem sabores mais complexos, cuja preferência varia a depender da região e cultura.

É nutritiva

Esse fator pode surpreender a muitos, mas sim, a cerveja é uma bebida nutritiva. Embora não possa ser considerada um superalimento, ela serve como fonte de vitaminas e ácido fólico, antioxidantes e polifenóis que auxiliam na saúde cardiovascular. Claro, ainda se trata de uma bebida alcoólica que tem outros componentes. Sendo assim, o consumo excessivo pode causar diversos malefícios à saúde, portanto, aprecie-a com moderação.

Ranking mundial

O ranking mundial de consumo de cerveja pode ser outra surpresa, pois a China, os Estados Unidos da América e o Brasil são os três primeiros colocados. A posição da China se deve principalmente ao seu grande contingente populacional; pois, embora a bebida esteja se tornando mais popular a cada ano, as bebidas alcoólicas à base de arroz, como sake e baijiu, ainda são as mais populares no país.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário