scorecardresearch ghost pixel



Bill Gates revela o ‘superpoder’ que o faz ter uma memória afiadíssima

Saiba qual é o segredo que permite a Gates puxar da cartola lembranças e experiências passadas para tomar decisões e resolver problemas.



Quem nunca sonhou em ter a mente afiada de uma das mentes mais brilhantes do nosso tempo? E não, não estamos falando do Sherlock Holmes (ainda que ele também tenha seus méritos). Estamos nos referindo ao inigualável Bill Gates. Já imaginou que um dos homens mais ricos e influentes do mundo tem um segredo simples e ao alcance de todos para manter sua memória afiadíssima?

Leia mais: Bill Gates revela ‘erro’ da juventude que atrasou sua chegada ao sucesso

Bill Gates, fundador da Microsoft e, casualmente, um dos maiores filantropos da atualidade, tem mais do que apenas um senso de negócios elevado. Uma das suas grandes ferramentas, que faz inveja a muitos, é sua impressionante capacidade de memória. Mas, que segredo é esse que permite a Gates puxar da cartola lembranças e experiências passadas para tomar decisões e resolver problemas?

O truque de Gates e o palácio da memória

Em meio à sua vasta leitura, Bill se deparou com o livro “Os Desafios da Memória”, de Joshua Foer. Não apenas a leitura o marcou profundamente, mas ela revelou a técnica antiga que ele já vinha praticando: a construção de um “Palácio da Memória“.

A ideia soa complexa? Na verdade, é surpreendentemente simples e descontraída! Segundo Gates, aqueles que dominam a técnica visualizam uma grande casa, repleta de quartos distintos. Em cada espaço dessa casa, eles posicionam objetos, pessoas e momentos que desejam lembrar. Ao navegar por esse palácio mental, conseguem acessar lembranças de forma vívida e detalhada.

Talvez você esteja pensando: “Isso me lembra de algo… Ah, sim! Sherlock Holmes!” E bingo! O icônico detetive também utilizava uma técnica semelhante em suas histórias.

Mas o grande insight de Gates é associar informações ou nomes a imagens específicas que têm significado para você. Se, por exemplo, você conhece um “João” que é dentista, pode imaginar em seu palácio mental João fazendo uma escultura brilhante com pasta de dente em uma sala temática.

Então, que tal embarcar nessa aventura e começar a construir seu próprio Palácio da Memória? Você pode não ter bilhões na conta bancária como Bill Gates, mas com certeza pode adotar seu truque!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário