Uma nova situação tem preocupado os donos dos postos de gasolina e os motoristas de veículos a diesel. A preocupação se dá por conta da queda de importações privadas nas últimas semanas, o que resultou na dificuldade em encontrar diesel no mercado. De acordo com o setor, o problema é um resultado das altas defasagens em relação às cotações internacionais, que desestimulam as importações privadas do combustível.
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Dessa forma, as empresas que continuam importando o produto já iniciaram o repasse da alta das cotações internacionais. Os valores aumentam mesmo que a Petrobras não tenha alterado o valor de venda do diesel nas refinarias desde maio.
Segundo o setor, as restrições são maiores nas distribuidoras menores, visto que elas possuem uma menor capacidade para sustentar a importação de produtos mais caros do que os vigentes no mercado interno. Contudo, mesmo as grandes importadoras estariam racionando a distribuição dos produtos.
Diminuição na importação do Diesel
Mesmo com a Petrobras ampliando a sua produção nacional de Diesel nos últimos meses, um quarto do consumo brasileiro de diesel ainda é abastecido por importações, realizadas tanto por estatais quanto por distribuidoras privadas. Após um breve período de aumento na oferta, com a produção brasileira e a chegada do diesel russo, as importações do combustível vêm diminuindo.
Em julho, cerca de 1,07 bilhão de litros foram importados, um total 19% menor que o registrado no mesmo período do ano anterior. De acordo com dados preliminares, essa queda se acentuou na primeira semana de agosto, momento em que as importações de óleos combustíveis caíram 75% em relação ao mesmo período de 2022.
Em contrapartida, as distribuidoras negam que estariam restringindo a oferta do combustível. Durante uma teleconferência com analistas, o presidente da Ultrapar, Marcos Lutz, informou que a Ipiranga não está com problemas na disponibilidade de produtos. “A Ipiranga não tem problemas para atender seus clientes regulares”, garantiu.
Aumento do preço nos postos
O Paranapetro, sindicato que representa os postos de combustível do Paraná, afirmou que o diesel S-10 está sendo comercializado com aumentos entre 6% a 9%. “As companhias de distribuição têm alegado que o motivo para esta alta é a escassez deste produto em todo o Brasil, por causa da menor entrada de importações”, afirmou o sindicato.
O aumento nos preços ocorre após uma sequência de quedas desde o início do ano, refletindo o excesso de oferta. Contudo, uma leve alta foi registrada na última semana, de acordo com um a pesquisa realizada pela ANP. Em nota, a Petrobras afirmou que não está reduzindo a sua oferta de diesel.
Contudo, a estatal afirmou que não possui informações sobre a oferta dos demais agentes do mercado, como distribuidoras, refinarias e importadoras. “A companhia está cumprindo integralmente suas obrigações junto às distribuidoras, entregando todo o volume contratado”, declarou.