scorecardresearch ghost pixel



‘Dinheiro dá árvore’: cientistas descobrem planta que tem ouro nas folhas

Uma nova pesquisa encontrou o que pode ser chamado de um verdadeiro “mapa do tesouro” na natureza. As folhas desta árvore apontam para ouro.



Uma descoberta recente deixou muitas pessoas chocadas e pode contradizer um velho ditado popular. Todo mundo já escutou que “dinheiro não dá em árvore”, certo? Porém, alguns cientistas podem discordar desse termo. Se você considera ouro como dinheiro, saiba que há uma novidade muito curiosa sobre o assunto.

Veja também: Feng Shui: 5 lugares para colocar plantas em casa e atrair dinheiro, saúde e amor

Ouro encontrado nas folhas de árvore

Uma árvore comum da Austrália pode carregar ouro em suas folhas. Trata-se de um tipo de eucalipto. Esse vegetal é famoso pela beleza e pelo e, , além de ser utilizado em terapias alternativas. Porém, um estudo recente mostrou que essa planta pode extrair ouro do solo.

Pesquisadores australianos da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) encontraram as evidências. Eles mostraram que um tipo de eucalipto presente na região de Kalgoorlie seria capaz de extrair pequenas “doses douradas” pelas raízes.

Vale destacar que os eucaliptos possuem raízes extensas e precisam de uma quantidade enorme de água para se manterem saudáveis. Nesse processo, o ouro é levado para suas folhas e para os ramos. Depois, o vegetal “ejeta” as pequenas partículas e as devolve para o solo.

Mapa do tesouro

Se você está pensando em cortar pés de eucalipto para retirar o ouro, acalme-se. Não é assim que funciona. A quantidade é ínfima e com valor desprezível. No entanto, ao conseguir detectar a presença do metal nas folhas de uma determinada região, qualquer um poderia encontrar as pepitas enterradas no substrato.

Em outras palavras, se a detecção do ouro nas folhas se tornar viável, seria como ter o mapa do tesouro diante dos seus olhos. Afinal de contas, as partículas do metal precioso só serão absorvidas em uma área em que ele exista.

A maioria dos depósitos desse elemento natural mais acessíveis já foi encontrada pelo homem. No entanto, existem regiões que ainda guardam ouro escondido. Neste caso, as árvores podem ser as aliadas na busca por novas descobertas incríveis e preciosas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário