scorecardresearch ghost pixel



É hora de decidir o que fazer com seu ‘pedacinho’ do Nubank; conheça as opções

Clientes que receberam um BDR da ação listada na Bolsa de Nova York têm três opções para lidar com o ativo.



O Nubank listou suas ações na Bolsa de Nova York (Nyse) em dezembro de 2021, quando também distribuiu BDRs (Brazilian Depositary Receipts) aos clientes brasileiros. Chamados de “pedacinhos”, esses ativos são certificados que representam ações emitidas em outros países.

Leia mais: IRPF 2023: quantos lotes serão pagos e quem tem direito à devolução?

Entretanto, o programa de distribuição de BDRs passou por uma reestruturação, e quem aceitou recebê-los terá que tomar uma decisão até esta sexta-feira (11). O cliente tem três opções para escolher o que fazer com o seu pedacinho.

Reestruturação

Cerca de 7,5 milhões de pessoas aceitaram receber o certificado após a abertura do capital da empresa nos Estados Unidos, os chamados NuSócios. Dessa forma, o investidor conseguiu aplicar em ações fora do país sem precisar abrir uma conta em uma corretora estrangeira.

Mas o programa de BDRs está em fase de reestruturação, e os papeis deixarão de ser Nível III para se tornar Nível I. Com a mudança, quem possui o recibo nível 3 terá três opções:

  • Receber BDRs Nível I, na proporção de 1:1;
  • Vender seus BDRs e receber o valor equivalente;
  • Receber ações negociadas na NYSE e continuar como acionista da companhia (disponível apenas quando o investidor tiver mais de seis BDRs e uma conta ativa em uma corretora nos Estados Unidos).

Informações importantes

O prazo para os participantes do programa NuSócios tomarem essa decisão termina no dia 11 de agosto. Caso o cliente não escolha nenhuma opção, o banco fará a venda automática do BDR e depositará o valor equivalente em sua conta.

Para decidir se vale a pena manter o BDR na carteira, é importante avaliar o contexto econômico da empresa. Para o analista da Guide Investimentos, Eduardo Siqueira, continuar com o ativo é a alternativa que mais vale a pena.

“O banco vem entregando uma trajetória operacional bem forte e, embora na nossa avaliação tenha um valor de mercado mais arrojado [do que o ideal], dado os fundamentos, deve ser uma das ações entre os bancos com melhor tendência, contribuindo para o fluxo de valorização”, avalia.

Entretanto, caso decida converter os BDRs em ações nos EUA, é importante estar atento às regras adotadas no exterior, como, por exemplo, que a empresa emissora fica com cerca de 5% dos dividendos pagos ao investidor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário