Harvard faz alerta: 7 profissões que mais causam infelicidade no trabalho

Descubra quais são as profissões mais infelizes do mundo e como evitar a insatisfação no trabalho seguindo os conselhos de Harvard.



Você já se sentiu infeliz no seu trabalho? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard acompanhou mais de 700 profissionais de diferentes países por 85 anos e descobriu que muitos deles sofrem com a insatisfação no ambiente de trabalho.

Veja também: Não é mágica, é ciência: 3 dicas de Harvard para turbinar sua energia

O estudo de Harvard sobre a felicidade

O estudo, que começou em 1938, teve como objetivo identificar os fatores que influenciam a felicidade ao longo da vida. E o resultado foi surpreendente: o que mais importa não é o dinheiro, o sucesso, a dieta ou os exercícios, mas sim os relacionamentos positivos.

As profissões mais infelizes do mundo

Sobretudo, isso vale tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Segundo os pesquisadores, as profissões mais infelizes são aquelas em que os trabalhadores têm pouca ou nenhuma interação com equipes, como:

  • Comércio varejista;
  • Atendimento ao cliente;
  • Trabalhos remotos;
  • Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros;
  • Guardas de segurança;
  • Motoristas de caminhões de longa distância;
  • Entregadores. 

Ou seja, esses empregos solitários fazem com que os trabalhadores se sintam isolados, estressados e desmotivados. Além disso, eles podem afetar negativamente a saúde física e mental dos profissionais, especialmente quando envolvem turnos noturnos ou rotações.

As profissões mais felizes do mundo

Por outro lado, as profissões mais felizes são aquelas em que os trabalhadores têm oportunidades de interagir com colegas, compartilhar ideias, resolver problemas e celebrar conquistas. Como resultado, essas interações sociais aliviam a solidão, aumentam a autoestima e melhoram o humor dos funcionários.

Como evitar a infelicidade no trabalho e construir relacionamentos positivos

Mas como evitar a infelicidade no trabalho e construir relacionamentos positivos no ambiente profissional? Nesse sentido, o professor de psiquiatria da Harvard Medical School e diretor do estudo, Robert Waldinger, dá algumas dicas:

  • Procure colegas de equipe com interesses em comum e forme grupos ou clubes, promovendo a interação além do trabalho;
  • Esteja disposto a pedir ajuda ou orientação e também oferecer auxílio aos outros;
  • Busque locais de trabalho que permitam a comunicação com colegas sobre assuntos não relacionados ao trabalho;
  • Valorize e promova o trabalho em equipe, caso seja gerente ou influenciador na cultura da empresa.

A princípio, ao seguir esses conselhos, você deve melhorar o seu bem-estar no trabalho e contribuir para a felicidade dos seus colegas. Por fim, lembre-se: relacionamentos saudáveis são o segredo para uma vida mais feliz e saudável.




Voltar ao topo

Deixe um comentário