scorecardresearch ghost pixel



NUNCA jogue fora: 5 utilidades para a água que você cozinha o macarrão

Conheça 5 formas de usar a água do cozimento do macarrão. Saiba como essa água rica em amido pode melhorar seus pratos e sua saúde.



Os brasileiros têm o hábito de consumir de macarrão devido à sua versatilidade, praticidade e custo acessível, sendo incorporado em diversos pratos e culturas regionais, tornando-se uma opção popular nas refeições diárias.

Veja também: O jeito certo de usar o escorredor de macarrão que até bons cozinheiros não sabiam

Mas você sabia que a água que você usa para cozinhar o macarrão pode ter muitos outros usos na sua cozinha? O fato é que a maioria das pessoas joga fora essa água sem saber que ela é rica em amido e pode ser reaproveitada de diversas maneiras.

Por isso, a seguir apresentamos 5 formas de usar água do cozimento do macarrão e, consequentemente, ainda economizar dinheiro, tempo e recursos. Confira:

1. Use a água do cozimento do macarrão e aprimore seus molhos caseiros

Se você gosta de fazer molhos caseiros para acompanhar o seu macarrão, como carbonara, pesto, bolonhesa, etc., é possível usar a água do cozimento do macarrão para dar mais liga e cremosidade aos seus molhos. Basta adicionar um pouco dessa água rica em amido ao seu molho e mexer bem.

Diante disso, você vai perceber que o molho vai ficar mais espesso e envolvente, sem precisar adicionar mais gordura ou farinha. O resultado será um molho delicioso e saboroso, que vai deixar o seu macarrão ainda mais irresistível.

2. Melhore a massa de pizza e pão

Agora se você gosta de fazer massa de pizza ou pão caseiro, você sabe que precisa de água e sal para fazer a massa crescer. Mas você já pensou em usar a água do cozimento do macarrão em vez de água fria e simples? O amido presente na água vai ajudar a massa a crescer mais e ficar mais macia e aerada.

Além disso, o sabor da massa vai ficar mais realçado e delicioso. Experimente usar a água do cozimento do macarrão na sua próxima receita de pizza ou pão e veja a diferença.

3. Digerir melhor vegetais e leguminosas

Algumas leguminosas e vegetais podem ser difíceis de digerir, principalmente para quem tem problemas de estômago ou intestino. Uma solução para isso é deixá-los de molho durante a noite, o que ajuda a amolecer e reduzir os tempos de cozimento.

No entanto, em vez de usar água fria, use a água do cozimento do macarrão, que, com o seu conteúdo de amido, facilitará a digestão desses alimentos e ainda reduzirá o tempo de preparo. Você pode usar essa dica para feijão, grão-de-bico, lentilha, brócolis, couve-flor, etc.

4. Base para caldo de sopas

A água do macarrão, já temperada com sal, pode ser uma excelente base para caldos de sopa. Seu amido ajuda a engrossar a sopa e a dar uma textura mais rica e encorpada.

Ou seja, é possível usar essa água para fazer sopas de legumes, carne, frango, etc. Basta adicionar os ingredientes que você preferir e cozinhar até ficar no ponto desejado. Você vai ter uma sopa nutritiva e saborosa, sem desperdiçar nada.

5. Para fertilizar as plantas

Por fim, após deixar a água do macarrão esfriar completamente, você pode usá-la para regar suas plantas. Isso porque o amido e outros nutrientes presentes na água podem ajudar a nutrir suas plantas e a tornar o solo mais fértil.

De fato, essa dica é especialmente útil para plantas que gostam de solos alcalinos, como rosas, gerânios, hortênsias, etc. Mas cuidado: não use essa água se você tiver adicionado óleo ou outros temperos ao seu macarrão, pois isso pode prejudicar as plantas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário