scorecardresearch ghost pixel



Salsicha e pão com insetos: entenda a POLÊMICA pesquisa da USP

Os alimentos inovadores e ricos em proteínas incluem versões de salsicha e pão com insetos.



Uma pesquisa inovadora (e um tanto polêmica) está revelando a possibilidade de desenvolver alimentos feitos a partir de larvas de mosca, abrindo caminho para uma fonte alternativa de proteínas e uma nova onda de produtos como salsicha e pão com insetos na sua composição.

Leia também: Quem se estressa mais, o homem ou a mulher? Pesquisa diz ter a resposta

O trabalho envolve a utilização da larva da mosca-soldado-negra, conhecida como “black soldier fly”, que é altamente rica em proteínas e está sendo explorada como uma potencial fonte nutricional.

A pesquisadora Vanessa Aparecida Cruz, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, desenvolveu a pesquisa que utiliza as larvas da mosca para a produção de farinhas e alimentos como pães e salsichas. Essas larvas possuem uma taxa de proteína de até 50% após o processo de desengorduramento, além de conterem lipídios, aminoácidos e compostos bioativos.

Fazer salsicha e pão com insetos? Já é realidade!

O processo de transformação das larvas em alimentos envolve triturá-las para criar uma farinha superproteica, que possui mais de 30% de proteínas, superando valores presentes em vegetais como feijão e lentilha. A farinha resultante também demonstra uma digestibilidade superior em comparação com algumas proteínas vegetais e animais, contribuindo para a saúde intestinal.

Embora essa tecnologia esteja em estágios de estudo no Brasil, a pesquisa visa contribuir com alternativas para a crescente insegurança alimentar global e a crescente demanda por proteínas.

Além disso, a produção de alimentos a partir de insetos, como a mosca-soldado-negra, é ambientalmente mais sustentável, utilizando menos água e emitindo menos gás carbônico em comparação com a produção convencional de carne.

Os alimentos, no entanto, ainda não devem ser comercializados. Há processos regulatórios a serem superados para a aprovação e comercialização desses produtos inovadores no Brasil, mas a pesquisa destaca a viabilidade desses alimentos em termos de valor nutricional e impacto ambiental. Você comeria?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário