Se ela te atacar, fuja: 5 dicas para acabar com a perigosa preguiça de inverno

Especialista explica que a chave para vencer a preguiça está em organizar a rotina. Sim, algo simples, mas que passa despercebido.



Você já percebeu como a preguiça parece dar as caras com mais frequência quando o inverno chega? É como se o frio trouxesse consigo um convite irrecusável para ficar debaixo das cobertas e adiar todas as tarefas do dia. Mas afinal, por que isso acontece?

Leia também: Quer emagrecer no frio? Estes 7 alimentos diminuem drasticamente a fome

Modo economia de energia

Bem, quando as temperaturas caem, nosso organismo entra em modo de economia de energia para manter o corpo aquecido. Esse mecanismo de autoproteção é chamado de homeostase e faz com que nosso ritmo diminua, a vontade de dormir aumente e a disposição para se exercitar reduza. É quase como se uma preguicinha invernal nos envolvesse, não é mesmo?

Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a driblar essa indisposição e enfrentar o inverno com energia e disposição. A psicóloga clínica e esportiva Sâmia Hallage do Espaço Einstein, do Hospital Albert Einstein, explica que a chave para vencer a preguiça está em organizar a rotina. Sim, algo simples, mas que muitas vezes passa despercebido.

5 dicas para combater a preguiça de inverno

1. Organize sua rotina

Listar as tarefas do dia e estabelecer horários ajuda a não pular nenhuma atividade, incluindo um horário reservado para a prática de exercícios. Encontre uma atividade que te faça se sentir bem e que seja prazerosa para que seja mais fácil manter o compromisso.

2. Estabeleça metas reais

Não é preciso correr uma maratona para vencer a preguiça. Metas realistas, como melhorar a saúde, ter mais disposição ou trabalhar de forma mais eficiente, são ótimas motivações para se manter ativo.

3. Resista às tentações

A cama quentinha pode ser irresistível, mas pense no prazer tardio que a atividade física trará. Antecipe os pensamentos e lembre-se que depois do exercício você se sentirá muito melhor.

4. Mantenha-se ativo durante o dia

Não pense apenas nos exercícios programados, mas também em pequenas atitudes que podem manter seu corpo ativo, como usar as escadas ao invés do elevador ou optar por caminhar em vez de pegar o transporte público.

5. Tenha constância nos exercícios

No início, pode ser mais difícil criar o hábito de se exercitar no inverno, mas lembre-se que os resultados são gratificantes. A atividade física aumenta a disposição, oxigena o cérebro e melhora o humor, então mantenha o foco nos benefícios que virão.

Treinar no inverno tem suas vantagens

E para te motivar ainda mais, saiba que treinar no inverno tem suas vantagens. Você sabia que é possível queimar mais calorias em exercícios feitos no inverno do que no verão? Isso acontece porque o corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal em dias frios. Além disso, a prática regular traz benefícios para todo o corpo, incluindo aspectos hormonais, psicológicos e cognitivos.

E se você está pensando em usar o frio como desculpa para procrastinar, cuidado! Essas armadilhas mentais podem reforçar a preguiça e te fazer desistir dos exercícios. Lembre-se do impacto positivo que a atividade física tem na sua vida e use isso como motivação para vencer a preguiça.




Voltar ao topo

Deixe um comentário