No Brasil, o arroz e o feijão representam uma combinação rica em nutrientes, que proporciona energia nas principais refeições. Portanto, é um clássico que não tem erro e oferece bastante saciedade. Apesar da popularidade, nem todos sabem qual é a melhor maneira de temperar o caldo, deixando-o agradável ao paladar. Pare de usar temperos prontos e comece a fazer escolhas mais saudáveis.
Veja também: Bota casaco, tira casaco: ciência diz que lavar arroz faz bem à saúde
Por que o feijão é indispensável para uma dieta completa?
Em determinados países, o consumo de feijão é elevado e isso garante uma boa nutrição devido a inúmeros fatores. Primeiramente, essa é uma das principais fontes de vitaminas do complexo B: tiamina, piridoxina, ácido fólico e niacina.
Sendo assim, reduz o risco de anemia, favorece o sistema cardiovascular e também tem efeito antioxidante. Além disso, os diferentes tipos de feijões são agradáveis ao paladar e desde que sejam preparados corretamente, não causam gases.
Este é o melhor tempero de feijão que você já provou na vida
Você vai precisar de:
- Folhas de louro;
- Alho picado;
- Cebola;
- Páprica doce;
- Sal;
- Coentro;
- Salsa.
Modo de preparo:
1º passo: deixe o feijão cozido e refogue o alho e a cebola com um pouco de azeite, deixando que eles fiquem bem dourados.
2º passo: em seguida, adicione a salsa e o coentro, mexendo para incorporar todos os ingredientes e potencializar o sabor dos temperos.
3º passo: agora adicione o feijão cozido, acrescente as folhas de louro, a páprica doce e o sal, provando o caldo para acertar o tempero.
Use esta receita para temperar outras variedades de leguminosas
Lembre-se que o feijão não deve ser congelado após receber temperos, então faça isso apenas algumas horas de consumi-lo, para que os grãos não azedem. Aproveite a receita e use para temperar outros tipos de leguminosas.
Entre os principais alimentos que podem substituir o feijão estão a lentilha, o grão-de-bico, o feijão-preto e demais variedades. É importante variar nas opções para ter pratos mais criativos, saborosos e ricos em proteínas.