scorecardresearch ghost pixel



Vai fazer ovo cozido? Dica: deixe os ovos fora da geladeira 2 horas antes

O ovo cozido pode até parecer simples, mas existe um segredo que vai mudar totalmente sua receita, como deixá-lo longe da geladeira.



Em dietas para ganho de massa, os ovos são excelentes fontes de proteína, seja no café da manhã ou nas principais refeições. Nesse caso, algumas pessoas preparam esse alimento várias vezes ao dia, sem saber da execução correta.

Veja também: Chef de cozinha quebra o silêncio e revela o MELHOR truque para amaciar carne de 2ª

Geralmente, os brasileiros armazenam o ovo na geladeira, logo após a compra, buscando conservá-lo por mais tempo. Sendo assim, a maioria retira a quantidade desejada poucos minutos antes das receitas, ou até instantaneamente.

Por que você não deve deixar o ovo na geladeira antes de cozinhar?

1. Prejudica a textura da clara e da gema

Quando um ingrediente sai da geladeira, a sua temperatura está abaixo de 25 °C, ou seja, alterações bruscas afetam o sabor. Desse modo, os ovos cozidos, que saem da geladeira direto para o fogo, acabam sofrendo um choque térmico.

Essa alteração leva a uma formação de pequenas partículas na clara, resultando em uma consistência borrachuda. Portanto, retire-os do refrigerador pelo menos 2 horas antes do cozimento, evitando prejuízos ao paladar.

2. Aumenta o risco de contaminação por salmonela

Dependendo da qualidade do ovo, a casca tende a quebrar conforme a mudança brusca de calor. Infelizmente, ocorre o risco de contaminação por salmonela, uma bactéria presente na casca que entra em contato com a parte interna.

Esse microrganismo causa intoxicação alimentar, a partir de sintomas como dor de barriga, enjoos e dores de cabeça. Dessa forma, se você for preparar um ovo mal passado, atente-se à procedência da granja, para proteger sua saúde.

3. Compromete o ponto e o tempo de cozimento

Normalmente, existe uma tabela que indica em qual tempo o ovo deve ser retirado da panela, buscando o ponto ideal. Contudo, isso vale para quando o ingrediente estiver sem estímulos que refrigeram seu conteúdo nutricional.

Um ovo gelado ou congelado demora muito mais, e como foi visto, as cascas rompidas dificultam o consumo. Esse problema acontece porque a casca gruda no ovo e impede que a pessoa descasque com facilidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário