Na hora de pensar em se mudar, um dos pontos principais a ser levado em consideração é a qualidade de vida que o município oferece. Além disso, estimar os custos da mudança e também de vida na cidade de destino é o ideal para evitar complicações financeiras no futuro. Assim, muitos acreditam que morar em capitais é uma aventura cara e inacessível.
Veja também: Vai se mudar? ESTAS são as 9 cidades com menor custo de vida do Brasil.
No entanto, existem diversas opções no Brasil que podem te surpreender e que oferecerão uma grande qualidade de vida por um preço acessível. Pensando nisso, separamos cinco capitais brasileiras ideais para morar, levando em consideração a qualidade de vida e também o preço para se manter nelas. Confira!
Custo de vida nas capitais
Para calcular o custo de vida em uma cidade, é necessário levar diversos fatores em consideração, como moradia, transporte, alimentação e demais despesas essenciais, que podem variar de acordo com a pessoa. Assim, uma lista recente revelou quais são as cinco capitais brasileiras mais acessíveis para ter uma ótima qualidade de vida, possibilitando que sobre um dinheirinho no fim do mês.
Dessa forma, essa lista é excelente para quem deseja mudar do interior para uma capital, mas que tem medo devido aos altos custos que podem estar associados a essas capitais. Então, a lista se mostra uma ótima opção para quem está em busca de condições melhores de emprego, educação, lazer e também de uma vida mais tranquila.
Cinco capitais com melhores custo de vida
O primeiro lugar da lista ficou com Florianópolis (SC), uma cidade que oferece desde as mais bonitas praias até diversas opções para quem deseja aproveitar o movimento das capitais. Com um alto índice de desenvolvimento, a capital é a escolha perfeita para quem busca por um estilo de vida mais sossegado.
Em segundo lugar, a capital federal, Brasília (DF) também se mostra uma ótima opção para quem dar uma movimentada na vida. Brasília possui um alto padrão de vida, importância política e um PIB elevado. Além disso, ela também oferta uma média de renda significativa para seus moradores, chegando a ser maior que de outras cidades.
Ao contrário do que muitos imaginam, São Paulo vem na sequência, pois se destaca quando o assunto é qualidade de vida por custo. Conhecida por ser a maior metrópole brasileira, a capital se destaca por suas oportunidades de trabalho, além de uma média salarial competitiva.
Por fim, o quarto e o quinto lugar ficam com Aracaju e Palmas, respectivamente. Ambas as cidades se destacam devido ao seu potencial industrial promissor, além da renda ofertada superar o custo de vida exigido na cidade. Assim, essas duas capitais são opções ideais para quem busca por uma melhor qualidade de vida sem gastar tanto para isso.