scorecardresearch ghost pixel



Após investigação, Anvisa regulamenta medida sobre pomadas capilares; entenda

Após suspender a venda do produto no início do ano, a Anvisa revisou a sua decisão. Entenda o ocorrido e saiba o que muda a partir de agora!



Uma nova resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entrou em vigor na última sexta-feira, 15. Com ela, a agência definiu as condições temporárias para regularização, comercialização e utilização das pomadas capilares. A medida veio como uma resposta à crise de segurança relacionada aos produtos capilares para modelar, ficar e trançar os cabelos.

Leia mais: ALERTA: chá que muitos brasileiros tomam é PROIBIDO pela Anvisa

Em fevereiro, a agência decidiu proibir as pomadas capilares devido ao aumento de eventos adversos associados a esses itens. A Anvisa deseja assegurar um processo de regularização mais seguro para estes produtos, que estão suspensos desde então. Em paralelo a isso, está investigando as causas fundamentais dos problemas identificados.

O que foi decidido pela Anvisa?

Com as investigações realizadas até o momento, o órgão revisou a sua decisão do início do ano e optou por manter fora do mercado somente os produtos que estiveram diretamente ligados aos eventos adversos graves. Além deles, permanecem proibidos aqueles que exibem uma concentração de Ceteareth-20 igual ou superior a 20%.

No caso das pomadas que permanecem autorizadas, elas continuam listadas no Sistema de Automação de Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes (SGAS). A lista inclui também os produtos que não foram alvo de proibição da Anvisa.

Vale ressaltar que algumas mudanças podem ser feitas no sistema. Essa lista continuará servindo de referência para a autorização de comercialização e uso do produto. Por fim, os produtos que tiverem os seus registros deferidos serão incluídos na lista após a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU). Em relação às alterações realizadas nos produtos já registrados, elas deverão ser submetidas por meio do sistema Solicita.




Voltar ao topo

Deixe um comentário