scorecardresearch ghost pixel



Arruínam a infância: 4 frases de impacto negativo na autoestima das crianças

Frases podem ter impacto negativo na vida das crianças e prejudicar a autoestima, até mesmo na vida adulta. Saiba quais evitar.



Na infância, é quando fortalecemos a nossa autoestima e começamos a encontrar nosso lugar no mundo. As palavras que ouvimos, principalmente de nossos pais, podem mudar completamente a nossa imagem de nós mesmos. Veja quais são as frases com maior impacto negativo na vida das crianças e na formação de cada um.

Leia mais: Cuidado com as palavras! 7 frases que os pais nunca devem dizer aos filhos

Assim como as frases positivas deixam uma boa marca, as negativas podem alimentar sentimentos de medo e insegurança, além de trazer algumas implicações que vão fazer a diferença na vida adulta. Algumas expressões ditas, até mesmo pelos nossos pais, sem a intenção de nos magoar, podem ser prejudiciais.

Frases com impacto negativo na autoestima das crianças

Na infância, nossos pais são as nossas maiores referências, logo tudo o que eles dizem e pensam têm muito mais peso do que imaginamos. Por mais que talvez eles não percebam, algumas negatividades podem prejudicar a nossa percepção sobre nós mesmos. Entre as frases que ouvimos, algumas bastante negativas são:

1) “Sua habilidade não é suficiente”: essa é uma frase muito comum quando os pais tentam dizer que a criança ainda não está preparada para fazer alguma coisa. No entanto, ao afirmar que as habilidades não são suficientes, pode desencadear sentimentos de dúvida nas capacidades da criança e levar isso para a vida adulta, tornando-a sempre em busca de aprovação. O melhor é dizer que a criança “ainda” não consegue, mas que tem potencial para aprender.

2) “Você é um fracasso”: essa frase é extremamente agressiva e tem um forte impacto na vida das crianças, como se nada que ela fizesse fosse o bastante, em nenhuma área da vida. Isso prejudica completamente a confiança.

3) “Você sempre erra”: essa afirmação também é uma maneira de desencorajar a criança. O papel dos pais é ensinar o que é certo, corrigir qualquer erro da criança e explicar o que poderia ser feito de outra forma, de maneira correta, em vez de apenas apontar o erro e julgá-la.

4) “Você nunca vai conseguir”: essa frase também é muito usada de forma errada pelos pais e responsáveis, pois acaba criando a crença de que o jovem nunca será capaz de fazer algo que ele deseja.

Se na sua infância, você se lembra de ter ouvido essas frases ou algo do tipo, talvez seja o momento de reforçar o seu autoconhecimento em busca de mais confiança, com a possibilidade de mudar completamente aquilo que antes fez sentido.

Não pense que os pais erraram de forma intencional, mas sim por falta de conhecimento sobre os impactos que isso poderia ter. Perceba o seu real valor e busque construir um amor-próprio forte e saudável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário