Ciclone provoca ventos de 100 km/h e deve afetar vários estados do país

Cidades dos três estados da região Sul estão em estado de alerta para os altos acumulados de chuva esperados.



Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira (4), deixando as autoridades e moradores em estado de alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a frente fria que se aproxima do território gaúcho deve provocar ventos fortes em vários estados.

Leia mais: É maldição? Ciência explica por que nome de furacões começam ‘I’; veja

Estão previstas rajadas de vento de mais de 100 km/h em muitas regiões de São Paulo, com oeste, norte e sul.

A partir da próxima terça-feira (5), o ciclone avança para o oceano e a frente fria vai em direção ao Sudeste. Segundo a Climatempo, o tempo deve ficar mais estável na região Sul, com chuvas de fraca intensidade somente no centro-norte do Paraná.

Uma alerta da Defesa Civil do Rio Grande do Sul revela a expectativa de “temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas” nesta segunda-feira. As condições podem ocorrer a qualquer momento em municípios como Foz do Iguaçu (PR) e Francisco Beltrão (PR), São Miguel d’Oeste (SC) e Chapecó (SC).

“Já Santa Maria, todas as regiões do centro-norte e litoral do Rio Grande do Sul, com situação de perigo, para os altos acumulados de chuva”, diz o aviso da Climatempo.

Chuvas e vento forte

Associada ao ciclone extratropical, a frente fria deve provocar novas pancadas de chuva no Rio Grande do Sul ao longo do dia. Já os ventos fortes atingem São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A previsão para a capital paulista é de temperatura de até 33ºC na região metropolitana, com umidade do ar variando entre 31% e 90%. Na terça-feira, a máxima recua para 25ºC e a chuva volta à cidade.

Os termômetros oscilam entre 14ºC e 18ºC em São Paulo na quarta-feira (6), mas na quinta-feira (7), feriado do Dia da Independência, elas voltam a subir um pouco, para uma máxima de 24ºC. A semana termina com máxima de 29ºC na sexta-feira (8).

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo divulgou um alerta para risco de alagamentos e escorregamentos de terra elevado, em especial até quarta-feira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário