Cruzamento de cachorro com raposa: nova espécie animal é achada no Brasil

Pesquisadores no Brasil descobrem nova espécie animal, um híbrido entre cão e raposa. Saiba mais sobre essa incrível criatura e sua origem.

Um animal inédito foi encontrado no Brasil, fruto de um cruzamento entre um cão e uma raposa. A descoberta foi feita por pesquisadores que se depararam com um exemplar dessa espécie híbrida, vítima de um atropelamento no Rio Grande do Sul.

Veja também: Baleias, tatus e nós: mistérios do DNA humano podem estar em animais inusitados

O caso aconteceu em 2021, quando funcionários de um hospital veterinário receberam um animal machucado, que chamou a atenção por ter características mistas de cães e raposas. Diante disso, o animal despertou o interesse dos cientistas, que realizaram uma investigação aprofundada sobre sua origem. Saiba mais a seguir:

Animal híbrido: mistura entre cão e raposa

Foto: Flávia Ferrari

Sobretudo, o estudo revelou que o animal híbrido era filho de uma raposa-dos-pampas, uma espécie nativa da região, e de um cão doméstico de raça desconhecida. Esse é o primeiro registro de um caso em que uma raposa e um cão geraram descendentes.

Segundo Flavia Ferrari, uma conservacionista renomada que cuidou do animal, falou ao Daily Telegraph sobre sua experiência. Ela disse que o animal era ‘incrível’ e que, apesar de preferir roedores vivos como alimento, emitia sons parecidos com os de um cão. Porém, sua aparência era mais próxima da de uma raposa.

Comportamento peculiar do animal

Ferrari também comentou sobre o comportamento peculiar da espécie. “O animal não era tão dócil quanto um cão comum”, disse ela ao veículo. “Mas também não demonstrava a agressividade que costuma ser vista em canídeos selvagens quando são tocados ou manipulados por humanos”.

Nesse sentido, sua atitude era mais reservada, mantendo uma certa distância dos humanos. Ferrari acredita que, durante o período em que ficou internado e tratado, o híbrido começou a se sentir mais seguro.

Curiosamente, mesmo sendo cauteloso com humanos, ele permitia que alguns o tocassem com cuidado. Às vezes, ele até mostrava um lado brincalhão com alguns brinquedos.

Análise de DNA

Uma análise de DNA forneceu mais informações sobre a composição genética dessa criatura extraordinária. Cães têm 78 cromossomos, enquanto a raposa-dos-pampas tem 74. Sob o mesmo ponto de vista, o animal híbrido tinha 76 cromossomos.

Dessa forma, essa descoberta levantou a questão sobre seu potencial reprodutivo. Assim, os pesquisadores se perguntaram se o híbrido seria capaz de ter filhotes. No entanto, essa questão ficou sem resposta, pois o animal foi castrado como parte de seu tratamento médico.

Infelizmente, o híbrido, que foi alvo de grande interesse científico desde sua descoberta em 2021, morreu de causas naturais no início deste ano.