scorecardresearch ghost pixel



Dá para usar emoji no trabalho? Veja se virou moda ou se ainda é arriscado

Aquele emoji de carinha piscando pode ser super descontraído entre amigos, mas será que seu chefe vai interpretar da mesma forma?



Já se pegou enviando aquele emoji de “joinha” após uma sugestão aprovada? Ou um rostinho pensativo em meio a uma discussão de ideias no chat da empresa? Se ainda não, bem-vindo ao futuro, porque os emojis chegaram com tudo ao mundo corporativo!

Leia mais: Eleito o emoji do ano: saiba qual é o ícone que representa 2023 – até agora

Imagine a cena: você está no seu home office, numa segunda-feira, com aquela pilha de e-mails para responder. No meio deles, um colega te envia uma mensagem com um simples “Bom dia! 😊”. A presença daquela carinha sorridente não torna tudo um pouco mais leve?

A magia dos emojis na era digital

Novos emojis

Em um cenário onde o trabalho remoto ganha destaque, a comunicação entre equipes se torna ainda mais vital. E, acredite, os emojis estão cumprindo um papel precioso nessa dinâmica.

Eles servem como uma ponte que conecta colegas distantes geograficamente, mas próximos no propósito. Funcionam quase como uma mímica digital, expressando emoções e reações em tempo real.

Mas claro, nem tudo são flores. Aquele emoji de carinha piscando pode ser super descontraído entre amigos, mas será que seu chefe vai interpretar da mesma forma? E aquela carinha com olhos de coração? Talvez seja melhor reservá-la para conversas mais pessoais.

Dicas de ouro para uma comunicação digital eficaz

1. Conheça seu público: se está conversando com alguém que você sabe que adora usar emojis, entre na brincadeira! Mas se for uma conversa com um superior ou alguém mais reservado, talvez seja melhor ser mais contido.

2. Menos é mais: um emoji pode dar o tom da conversa, mas um exército deles pode fazer sua mensagem parecer um mural de adesivos. Moderado sempre é a palavra-chave!

3. Formalidade acima de tudo: em relatórios, e-mails formais e documentos oficiais, os emojis devem ficar de fora. Afinal, ainda não chegamos ao ponto de fechar grandes contratos com um emoji de aperto de mão, não é mesmo?

4. Esteja aberto a aprender: a linguagem dos emojis é dinâmica, e os significados podem mudar. Não tenha medo de perguntar a um colega mais jovem o significado daquela carinha nova que surgiu no chat.




Voltar ao topo

Deixe um comentário