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É golpe: falsa ligação do Nubank faz dezenas de vítimas; veja como se proteger

De olho nos milhões de clientes do Nubank, os criminosos estão aplicando um novo golpe para roubar os dados de acesso do aplicativo.



O Nubank se tornou um dos maiores bancos do Brasil, com uma carteira de clientes que fica maior a cada dia que passa. Sabendo disso, a fintech passou a ser um dos principais focos dos criminosos. Entre os golpes mais aplicados, está a falsa ligação. Nela, o criminoso finge ser um atendente para conseguir roubar as informações do cliente.

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Essa é uma atitude que o Nubank não costuma tomar.

De acordo com a instituição, o banco digital até pode entrar em contato com os seus clientes por telefone, porém somente em casos específicos. Um desses casos é na tentativa de renegociar as dívidas, em caso de clientes que não pagaram as faturas do cartão de crédito, empréstimos, entre outras coisas.

Os contatos serão feitos por meio das agências de cobrança parceiras da fintech. Em vez de pedir a confirmação dos dados do cliente, os atendentes irão oferecer condições especiais de pagamento personalizado de acordo com cada um. No caso do golpe, os criminosos pedem por dados, afirmando que o aplicativo estaria com problema.

Como saber se a ligação do Nubank é verdadeira?

Na ligação, os atendentes podem solicitar dados pessoais, como nome, três primeiros dígitos do CPF e data de nascimento. Vale ressaltar que esse é um procedimento padrão para confirmar a identidade do cliente e de quem está atendendo a ligação, assim, o Nubank afirma que esses são os únicos dados que o funcionário irá solicitar.

É importante que os consumidores mantenham a atenção durante toda a ligação, visto que o atendente jamais irá solicitar informações como senhas, código PIN, código de autenticação ou número do cartão de crédito. Além disso, o Nubank informou também que os seus funcionários não solicitam que o cliente baixe outro aplicativo no celular ou realizem qualquer tipo de pagamento e transferência.

Caso o atendente peça o seu CPF completo ou faça qualquer uma das solicitações citadas acima, encerre a ligação. Em seguida, entre em contato com o Nubank por meio dos canais de atendimento oficiais da fintech, que são eles: chat no aplicativo do Nubank, perfis oficiais nas redes sociais, e-mail ou telefone.




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