scorecardresearch ghost pixel



Este é o segredo que deixa o molho de tomate 10 vezes mais gostoso

Ninguém esperaria encontrar um ingrediente tão inusitado para preparar um molho de tomate tradicional italiano. Veja qual é e como utilizar corretamente.



Há uma infinidade de maneiras de preparar molho de tomate, e cada chef tem suas preferências. Alguns preferem a simplicidade do tomate frito em azeite de alta qualidade, enquanto outros recorrem a ingredientes adicionais, como cebola, alho ou alho-poró, para realçar o sabor.

Veja também: Por essa ninguém esperava: McDonald’s decide retirar os tomates dos lanches

No entanto, o que pode surpreender muitos é a inclusão de um ingrediente tipicamente asiático na receita de um molho de tomate. Inclusive, isso pode ser feito em um preparo frequentemente usado na culinária italiana.

Molho de tomate inusitado, porém tradicional

Os condimentos asiáticos raramente vêm à mente ao preparar um molho de tomate para massas. No entanto, algumas gotas de molho de peixe, amplamente usado na cozinha tailandesa, podem dar o toque necessário para elevar o sabor a um nível superior, adicionando um rico paladar umami.

Devido ao gosto intenso do molho de peixe, não é necessário usá-lo em abundância para dar vida até mesmo ao molho de tomate mais insosso. Uma boa referência é começar com uma colher de sopa de molho de peixe para cada quilo de tomate e ajustar conforme o gosto pessoal. A quantidade necessária varia dependendo da marca, pois algumas são mais intensas do que outras.

Incorporar esse ingrediente na receita de molho de tomate é simples. Basta adicionar o molho de peixe à panela com os tomates e permitir que ele se misture completamente enquanto o molho de tomate cozinha em fogo baixo.

Inspiração tipicamente italiana?

Embora possa parecer incomum usar um ingrediente popular no Sudeste Asiático, a adição desse tempero para realçar o sabor de um prato italiano não é uma ideia descabida. A própria Itália tem a “colatura di alici”, originária da região da Campania, que é um líquido obtido pela fermentação de anchovas em salmoura.

De certa forma, a própria Itália nos sugere que o molho de peixe asiático é um bom condimento para realçar o sabor de molhos para massas. No entanto, antes de usá-lo, é importante verificar se nenhum dos convidados é alérgico a frutos do mar.

A adição desse ingrediente ao molho de tomate transforma uma receita tipicamente vegana em algo inapropriado para aqueles que evitam produtos de origem animal. Isso deve ser levado em conta.

Segredo revelado no molho de tomate

O segredo do umami no molho de peixe reside no seu método de produção, que é simples, mas comprovado ao longo de milhares de anos. Grandes quantidades de peixes, como anchovas, krill ou cavalinhas, são misturadas com sal e deixadas fermentar por meses. O líquido é filtrado, reduzido e envelhecido para criar o seu sabor intenso de peixe salgado.

Caso não encontre molho de peixe, uma alternativa viável é a famosa “salsa Worcestershire”, típica da culinária inglesa e conhecida como “salsa Perrins”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário