scorecardresearch ghost pixel



Existe um jeito certo de lavar brócolis e couve-flor que ninguém te ensinou

Aprenda um guia completo sobre como você e qualquer outra pessoa deve lavar brócolis e couve-flor antes do consumo; veja os detalhes.



Lavar brócolis e couve-flor da maneira correta é essencial para garantir a segurança alimentar e preservar o sabor e a qualidade desses vegetais crucíferos. Além disso, a higienização adequada ajuda a remover resíduos de sujeira, pesticidas e micro-organismos indesejados. Isso acaba tornando-os mais seguros para o consumo.

Veja também: Panela de pressão estragou? 5 dicas de ouro para deixar legumes macios

Contudo, por mais que seja surpreendente, a verdade é que poucas pessoas sabem o método correto de lavar brócolis e couve-flor. Há um guia prático para que ninguém mais erre no passo a passo indicado.

1. Comece preparando os vegetais

Comece reunindo os seguintes itens: brócolis ou couve-flor, uma faca afiada, uma tábua de corte, uma tigela grande, água fria e vinagre branco.

2. Antes de lavar brócolis e couve-flor, retire o excesso

Primeiro, retire as folhas externas das cabeças de brócolis e couve-flor, pois geralmente estão sujas e podem conter resíduos. Use uma faca afiada para cortar as folhas e caules mais duros.

3. Divida em pedaços menores

Corte as cabeças de brócolis e couve-flor em pedaços menores, se necessário. Isso facilitará a lavagem e removerá qualquer sujeira presa entre os floretes.

4. Prepare a solução de limpeza

Encha a tigela grande com água fria suficiente para cobrir completamente os vegetais. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco à água. O vinagre é eficaz na eliminação de pesticidas e bactérias.

5. Mergulhe e mexa para lavar brócolis e couve-flor corretamente

Coloque os pedaços dos vegetais para lavar brócolis e couve-flor na tigela com a solução de vinagre e água. Mexa suavemente os vegetais na água para garantir que o líquido penetre em todas as partes. Deixe-os de molho por cerca de 5 minutos.

6. Enxágue sob água corrente

Após o tempo de imersão, enxágue os vegetais em água corrente fria. Certifique-se de remover completamente qualquer resíduo de vinagre e sujeira. Use as mãos ou um escorredor para facilitar o processo.

7. Seque com cuidado

Depois de enxaguados, coloque os vegetais em uma toalha limpa ou papel toalha para secá-los delicadamente. Evite esfregar com força para não danificar a textura dos floretes.

Lavar brócolis e couve-flor é fundamental para eliminar resíduos e contaminantes que podem estar presentes na superfície desses vegetais. Além disso, o vinagre branco ajuda a reduzir os riscos de intoxicação alimentar e torna o consumo mais seguro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário