A cafeína é uma substância estimulante que pode aumentar o estado de alerta, a concentração e o desempenho físico. No entanto, o consumo excessivo de cafeína pode trazer sérios riscos à saúde, podendo até causar a morte por overdose.
Veja também: O que acontece com o corpo ao cortar a cafeína é algo INACREDITÁVEL
Surpreendentemente, foi o que aconteceu com o britânico Tom Mansfield, um personal trainer de 29 anos que morreu após ingerir o equivalente a 200 doses de café.
Isso porque ele usou uma balança inadequada para medir a quantidade de cafeína em pó, um suplemento bastante utilizado por frequentadores de academia, e acabou consumindo muito mais do que o recomendado. Entenda melhor o caso a seguir:
Overdose de cafeína
Segundo a investigação, os níveis de cafeína no sangue do jovem eram de 392mg por litro, enquanto o normal seria de 2 a 4 miligramas por litro. A causa da morte foi a toxicidade da cafeína, que provocou arritmia cardíaca e convulsões.
Como o pó de café deve ser pesado
A empresa fabricante de cafeína admitiu que as instruções de uso do produto eram insuficientes e que iria adotar medidas para evitar novos casos. Ou seja, a recomendação é que o pó seja pesado com uma balança precisa, com duas casas decimais em miligramas, e que a dose não ultrapasse 300mg por dia.
Quantas doses de cafeína são necessárias para causar uma overdose?
A resposta depende de vários fatores, como o peso corporal, a sensibilidade individual, a fonte da cafeína e a forma de consumo.
Segundo a Food and Drug Administration (FDA), agência americana equivalente à Anvisa, uma colher pequena da cafeína pura em pó vendida como suplemento para atletas equivale a aproximadamente 28 xícaras de café. Já uma xícara de café filtrado contém cerca de 95mg de cafeína.
Assim, estima-se que uma dose letal de cafeína seja em torno de 10 gramas, o que corresponderia a cerca de 100 xícaras de café ou 33 colheres pequenas do pó. No entanto, doses menores podem ser fatais se consumidas rapidamente ou em combinação com outras substâncias.
Sintomas e cuidados
Os sintomas de uma overdose de cafeína podem incluir pulso acelerado ou irregular, vômito, diarreia, letargia, ansiedade, tremores, insônia e confusão mental. Em casos graves, pode ocorrer parada cardiorrespiratória e coma.
Portanto, é importante ter cuidado com o consumo de cafeína e respeitar os limites individuais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de cafeína não ultrapasse 400mg para adultos saudáveis.
Enquanto isso, para crianças e adolescentes, gestantes e lactantes, pessoas com problemas cardíacos ou hipertensão, o consumo deve ser ainda menor ou evitado. Por fim, a cafeína pode ser benéfica se consumida com moderação e responsabilidade. Mas lembre-se: tudo em excesso faz mal.