scorecardresearch ghost pixel



Óleo na água do macarrão? Pare! Você tem feito isso errado a vida toda

Mito e erro: colocar óleo na água para cozinhar macarrão é um grande problema. Entenda o que acontece e qual é a solução mais adequada.



Cozinhar macarrão é uma arte culinária que muitos dominam (ou acham que dominam). Existem alguns mitos persistentes sobre como fazer isso da maneira certa. Um desses equívocos é o uso de óleo na água de cozimento.

Veja também: Fim da dúvida cruel: posso ou não lavar o arroz antes de cozinhar?

Diversas pessoas acreditam que adicionar óleo à água para cozinhar macarrão evita que ele grude. No entanto, essa é uma ideia equivocada e pode representar um grande erro no processo de preparo.

Por que é um grande erro colocar óleo na para cozinhar macarrão?

O óleo na água de cozimento é um erro por várias razões. Em primeiro lugar, esse ingrediente não impede que o amido seja liberado pela massa. O que torna o macarrão grudento é o amido, que é liberado durante o processo de cozimento.

Isso quer dizer que óleo não tem a capacidade de evitar isso, pois o amido se mistura com a água de cozimento, não com o óleo. Assim, quem achava que teria a massa mais soltinha, está bem enganado.
Além disso, ao adicionar óleo à água, você cria uma superfície oleosa quando cozinhar macarrão. Essa camada de óleo também impede que o molho grude no macarrão depois de servido.

Em vez de um prato deliciosamente unificado, você terá um preparo escorregadio e molho que não adere à massa. Aliás, o paladar ficará desconfortável.Deve-se lembrar que o óleo também pode ser uma gordura desnecessária e prejudicial para sua saúde.

Veja o que você deve fazer para ter o macarrão “perfeito”

A melhor maneira de evitar que o macarrão grude é garantir que você use água suficiente na panela e mexa o macarrão logo após adicioná-lo à água fervente.

Antes de cozinhar macarrão, deixe a água ferver para então adicionar a massa na panela. Use cerca de 2,5 litros de água para cada pacote de macarrão de 500 g.

Outro mito comum é que adicionar sal à água do macarrão fará com que ele fique grudento. Isso não poderia estar mais longe da verdade. O sal é, na verdade, um ingrediente importante para cozinhar macarrão.

Ele não só adiciona sabor à massa, mas também ajuda a realçar o sabor do molho. Além disso, o sal ajuda a temperar a água, o que pode melhorar a textura do macarrão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário